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dc.creatorSilva, Gabriel José da-
dc.date.accessioned2018-03-27T13:45:21Z-
dc.date.available2018-03-27T13:45:21Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel José da. Microssimulação para avaliação de desempenho operacional da duplicação de uma rodovia: caso da BR-365. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20988-
dc.description.abstractAs there is no reference data that represent the need for transmute in multilane of a highway in Brazilian legislation, studies that justify this need are necessary. Thus, this paper aims to provide justification to verify the operational improvement of a Brazilian highway, considering its transmute in multilane. For this, the TSIS and HCS + computational softwares were used to perform the analysis of the effectiveness of the duplication. The highway under study is BR-365 in the stretch between the cities of Patos de Minas and Uberlândia. Traffic studies were carried out on several sub-streches of the highway and in order to quantify the improvement obtained with duplication, the study was simulated in order to obtain the conditions of trafficability of the vehicles in the current road (two lanes) and after this, considering the transmute in multilane throughout the section and thus, the new conditions of trafficability of the vehicles were obtained. We used mean and maximum traffic volumes of the days surveyed in the simulations. With the two lane highway, the simulations resulted in service levels "B", "C" and "D" in the TSIS program and service levels "C" and "D" in the HCS + program. Simulating the transmute in multilane highway, it was found that the highway operates at service level "A" for all traffic volumes in both computer programs. As a significant improvement in the conditions of traffic of vehicles in the BR-365, the transmute in multilane of the highway is justified by the need to improve the conditions of traffic of the users.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRodovias - Trafegopt_BR
dc.subjectTráfego - Engenhariapt_BR
dc.subjectProgramas de computador - Verificaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho Operacional de Rodoviaspt_BR
dc.subjectMicrossimulaçãopt_BR
dc.subjectCORSIMpt_BR
dc.subjectBR-365pt_BR
dc.subjectPerformance Operationalpt_BR
dc.subjectHighwaypt_BR
dc.subjectMicrosimulationpt_BR
dc.titleMicrossimulação para avaliação de desempenho operacional da duplicação de uma rodovia: caso da BR-365pt_BR
dc.title.alternativeMicrosimulation to evaluate the operational performance of the duplication of a highway: case of BR-365pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775117Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, André Luiz Barbosa Nunes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138699J6pt_BR
dc.contributor.referee2Sorratini, José Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoComo inexiste dados de referência que representam a necessidade da duplicação de uma rodovia na legislação brasileira tornam-se necessários estudos que justificam tal necessidade. Assim, este trabalho visa fornecer justificativas para verificar a melhoria operacional de uma rodovia brasileira, considerando sua duplicação. Para isto, utilizaramse os programas computacionais TSIS e HCS+ para realizar a análise da eficácia da duplicação. A rodovia em estudo é a BR-365 no trecho entre as cidades de Patos de Minas e Uberlândia. Realizam-se estudos do tráfego em vários subtrechos da rodovia e para se quantificar a melhoria obtida com a duplicação, realizou-se a simulação do trecho em estudo de forma a obter as condições de trafegabilidade dos veículos na via atual (pista simples) e após isto, considerando a duplicação em todo o trecho e assim, obteviram-se as novas condições de trafegabilidade dos veículos. Utilizaram-se volumes de tráfego médios e máximos horário dos dias pesquisados nas simulações. Com a rodovia em pista simples as simulações resultaram em níveis de serviço “B”, “C” e “D” no programa TSIS e níveis de serviço “C” e “D” no programa HCS+. Simulando a rodovia duplicada, obteve-se que a rodovia opera em nível de serviço “A” para todos os volumes de tráfego em ambos os programas computacionais. Como ocorre uma significativa melhoria nas condições de trafegabilidade dos veículos na BR-365, a duplicação da rodovia se justifica pela necessidade de melhorar-se as condições de trafegabilidade dos usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.33pt_BR
dc.orcid.putcode81754415-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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