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dc.creatorSantos, Rodrigo de Andrade Sá-
dc.date.accessioned2018-03-15T13:53:29Z-
dc.date.available2018-03-15T13:53:29Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo de Andrade Sá. Diários reflexivos e representações de um professor sobre seu processo ensino-avaliação-aprendizagem Santos. 2017.120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20905-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate how writing reflexive journals may characterize a helpful tool to the teacher in his self-assessment process. The Journals in a total of fifteen (15) were written by me as I based myself on my experiences in an English Language classroom which belongs to a language institute in the state of Minas Gerais in 2016. To guide the research, I established the following research questions: 1. What have been my representations about the teaching-assessment-learning process in the language institute classroom context?, 2. What are the main challenges faced by a teacher like me who is willing to promote self-assessment through reflection in a language institute classroom? To discuss these issues theoretically, I based myself on Perenoud (1999), Fidalgo, (2009), (Celani & Magalhães, 2002), among others. As I had some interest in reflection in the educational environment, I discussed this theme based on Liberali (1999) and Zabalza (2004). About the discussion regarding the theme of formative assessment, I used authors such as Felice (2013) and Luckesi (1995), among other researchers. This research is found within a methodological framework of qualitative research, with interpretive nature. The data were organized into thematic categories based on Bardin (1977). The analyses of the representations made, based on Bronckart (1999), revealed that the reflexive journal may work as an effective self-assessment tool and also of practical didactics improvement. Regarding the analysis, it was possible to realize the positive effects, through my reflexions about my practices, having as basis my relationship with the students and through the methodological approaches chosen and evidenced on my journals. Therefore, the reflexive journal has contributed to my pedagogical practice, because, as I wrote and read my own journals, I reflected about facts that I possibly may not had noticed otherwise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectProfessores de inglêspt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectDiário reflexivopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSelf assesssmentept_BR
dc.subjectReflexive journalpt_BR
dc.subjectTeaching assessment learningpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.titleDiários reflexivos e representações de um professor sobre seu processo ensino-avaliação-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeReflexive diaries and representations of a teacher about his teaching-assessment-learning processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.referee2Souza, Valeska Virginia Soares-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar de que forma a escrita de diários reflexivos pode se caracterizar como uma ferramenta de auxílio ao professor em seu processo de autoavaliação. Os diários, na quantidade de quinze (15) foram escritos por mim, ao me basear em minha experiência em uma turma de língua inglesa pertencente a um instituto de idiomas em uma cidade no interior de Minas Gerais, no ano de 2016. Para nortear a investigação, propus como perguntas de pesquisa: 1. Quais têm sido as minhas representações sobre o processo de ensino-avaliaçãoaprendizagem neste contexto? 2. Quais os principais desafios enfrentados por um professor que, como eu, se disponha a promover uma autoavaliação por meio da reflexão em uma de turma de Lingua Inglesa? Para discutir teoricamente sobre o processo ensino-avaliação-aprendizagem, fundamentei-me em Perrenoud (1999), Fidalgo, (2009), (Celani e Magalhães, 2002), dentre outros. Como tive interesse na questão da reflexão no cenário escolar, discuti a temática com base em Liberali (1999) e Zabalza (2004). Sobre a discussão a respeito da temática da avaliação formativa, mobilizei autores como Felice (2013), Luckesi (1995), dentre outros pesquisadores. Esta pesquisa se inseriu em um quadro metodológico de Pesquisa Qualitativa, com cunho interpretativista, na forma de um estudo de caso. Os dados foram dispostos em categorias temáticas com base em Bardin (1977). As análises das representações, feitas com base em Bronckart (1999), evidenciaram que o diário reflexivo é capaz de operar como uma ferramenta de autoavaliação eficaz e de aperfeiçoamento da prática didática. No que se refere à análise de diários, foi possível perceber a minha reflexão sobre as minhas práticas, tendo como base minha relação com os educandos e as abordagens metodológicas estabelecidas e exibidas em meus diários. Dessa forma, o diário reflexivo colaborou para a minha prática pedagógica visto que, ao escrever e ler os meus próprios diários, refleti sobre fatores que possivelmente eu não conseguiria captar a partir de outros instrumentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doixpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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