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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre a banda civil e a banda sinfônica: características das práticas musicais da Banda Municipal de Uberlândia entre as décadas de 1950 e 1990
Título (s) alternativo (s): Between the civil band and the symphony band: characteristics of music pratices of the Banda Municipal de Uberlândia between the decades of 1950 and 1990
Autor: Rodrigues, José Luís Moreira
Primer orientador: Baia, Silvano Fernandes
Segundo miembro de la banca: Garcia, Tânia da Costa
Tercer miembro de la banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumen: A pesquisa parte do pressuposto de que as bandas de música modificam suas práticas musicais à medida que o contexto social, no qual estão inseridas, vai se transformando e reinventando seus valores, suas crenças, sua forma de ouvir e de interagir com a música. Pensando desse modo, a banda de música pode ser vista como uma instituição complexa, em que ações e ideologias individuais e coletivas interagem internamente dentro da própria instituição para construir práticas musicais e formar uma identidade coletiva. Em Uberlândia, no ano de 1951, iniciou-se a criação da Banda Municipal ­ ativa até os dias de hoje (2017) ­ cuja trajetória passou por mudanças, tanto internas como externas (sociedade), as quais interferiram na sua prática musical. Especialmente entre as décadas de 1980 e 1990, houve uma tentativa de transformar o que se caracterizava como banda civil para o que se considerava ser uma banda sinfônica. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender as transformações ocorridas na prática musical da Banda Municipal de Uberlândia entre as décadas de 1950 e 1990. Análises dos registros históricos e entrevistas com músicos os quais fizeram parte da história da Banda mostraram que a Banda Municipal de Uberlândia, apesar de ter modificado suas práticas visando adquirir status de banda sinfônica, não conseguiu se consolidar nessa categoria. Entretanto, essas mudanças levaram a Banda a apresentar um repertório mais eclético e moderno, abandonando parte da tradição de banda militar que imperava entre as décadas de 1950 e 1970.
Abstract: The research assumes that bands modify their musical practices as far as the social context in which they are inserted is transformed by the changes and reinventions of their values, their beliefs, their way of listening and interacting with music and its musical aesthetic experience. This way, the music band can be seen as a complex institution, where individual and collective actions and ideologies interact internally within the institution itself to build musical practices and form a collective identity. In 1951 was created in Uberlândia, the Municipal band of the city. In its story, the “¬Banda Municipal de Uberlândia” underwent through great changes both internal and external (society) what interfered in its musical practice. Especially between the decades of 1980 and 1990, there was an attempt to transform what was characterized as civil band to which was considered to be a symphonic band. This research sought to understand the transformations in the musical practice of the “Banda Municipal de Uberlândia” between the 1950s and 1990s with documents analyzes and interviews with musicians that were part of the history of the Band, which showed that the Banda Municipal de Uberlândia despite having modified its practices intending to acquire symphonic band status, failed to consolidate in this category, but became a band with a more eclectic and modern repertoire, leaving behind part of the tradition of military band that prevailed between the decades of 1950 and 1970.
Palabras clave: Práticas musicais
Musical practices
Bandas de música
Music bands
Banda sinfônica
Symphonic band
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: RODRIGUES, J.L.M. Entre a banda civil e a banda sinfônica: características das práticas musicais da Banda Municipal de Uberlândia entre as décadas de 1950 e 1990. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.160
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20900
Fecha de defensa: 9-nov-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

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