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dc.creatorSicchieri, Leonardo Campanine-
dc.date.accessioned2018-03-07T16:18:03Z-
dc.date.available2018-03-07T16:18:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSICCHIERI,Leonardo Campanine. Comparação de Modelos Matemáticos para Mancais Hidrodinâmicos Segmentados. 2017. 49p. Projeto de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil,2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20829-
dc.description.abstractThis work aims to compare the linear and nonlinear hydrodynamic models for tilting-pad bearings. The linear hydrodynamic model uses the finite difference method for the discretization of the Reynolds equation and to determine the pressure distribution in the lubricant film. The hydrodynamic supporting forces applied on the shaft are determined by integrating the pressure on the projected area of the bearing. The nonlinear hydrodynamic model is based on the short bearing consideration, in which the circumferential pressure gradient can be neglected. Thus, the Reynolds equation is simplified allowing the analytical solution of the pressure field and, consequently, of the bearing forces of the bearing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMancal hidrodinâmico segmentado,pt_BR
dc.subjectTilting-pad bearings,pt_BR
dc.subjectModelos linear e não-linear,pt_BR
dc.subjectLinear and Nonlinear Models,pt_BR
dc.subjectEquação de Reynoldspt_BR
dc.subjectReynolds Equationpt_BR
dc.titleComparação de modelos matemáticos para mancais hidrodinâmicos segmentadospt_BR
dc.title.alternativeComparison of mathematical models for tilting-pad hydrodynamic bearingspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee2Vedovoto, João Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Jefferson Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211911239755845pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo comparar os modelos hidrodinâmicos linear e não linear para mancais segmentados. O modelo hidrodinâmico linear utiliza o método das diferenças finitas para a discretização da equação de Reynolds e, dessa forma, determinar a distribuição de pressão no filme lubrificante. As forças hidrodinâmicas de sustentação exercidas no eixo são determinadas a partir da integração da pressão sobre a área projetada do mancal. O modelo hidrodinâmico não linear parte da consideração de mancal curto, no qual o gradiente circunferencial de pressão pode ser desprezado. Assim, a equação de Reynolds é simplificada possibilitando a solução analítica do campo de pressão e, consequentemente, das forças de sustentação do mancal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpt_BR
dc.orcid.putcode70800215-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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