Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaetano, Rafaela Maiara-
dc.date.accessioned2018-03-02T19:06:41Z-
dc.date.available2018-03-02T19:06:41Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationCAETANO, Rafaela Maiara.Determinantes da confiança do consumidor: uma análise da dinâmica de política monetária no Brasil. 2017. 42 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20813-
dc.description.abstractIt is increasingly visible how emotional and psychological factors influence the decision-making of economic agents. Thus, confidence indicators have been gaining analytical importance in the last decades by measuring precisely these qualitative factors in their calculation. The objective of this study is to investigate the determinants of consumer confidence in Brazil, as well as the effects of monetary policy dynamics on this confidence. The applied econometric methodology involves Autorregressive Distributed Lag (ARDL) allied to the cointegration approach, for monthly data between January 2003 and December 2016. The empirical results suggest that there is a long-term relationship between the consumer confidence index and the other analyzed variables. In relation to short-term dynamics, the error correction mechanism varies between 1.9% and 8.7%, depending on the estimated model. This suggests that economic variables influence consumer confidence, and when this confidence is put in check, it recovers in a time-consuming manner.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConfiança do Consumidorpt_BR
dc.subjectPolítica Monetáriapt_BR
dc.subjectARDLpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectConsumer Confidencept_BR
dc.subjectMonetary Policypt_BR
dc.subjectARDLpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleDeterminantes da confiança do consumidor: uma análise da dinâmica de política monetária no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of consumer confidence: an analysis of the dynamics of monetary policy in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cleomar Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3757691930939885pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Claudio Roberto Fóffano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375210112682781pt_BR
dc.contributor.referee2Munhoz, Vanessa da Costa Val-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617962567313257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0421579990633622pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoÉ cada vez mais visível a forma como os fatores emocionais e psicológicos influenciam nas tomadas de decisões dos agentes econômicos. Sendo assim, os indicadores de confiança vem ganhando importância analítica nas últimas décadas por mensurar justamente esses fatores qualitativos no seu cálculo. Assim, o objetivo deste estudo é investigar os determinantes da confiança do consumidor no Brasil, assim como os efeitos da dinâmica de política monetária sobre esta confiança. A metodologia econométrica aplicada envolve Modelos Autorregressivos de Defasagem Distribuída (ARDL) aliados à abordagem de cointegração, para dados mensais entre janeiro de 2003 e dezembro de 2016. Os resultados empíricos sugerem que existe uma relação de longo prazo entre o Índice de Confiança do Consumidor e as demais variáveis analisadas. Em relação à dinâmica de curto prazo, o mecanismo de correção de erros varia entre 1,9% e 8,7%, a depender do modelo estimado. Isto sugere que variáveis econômicas influenciam a confiança do consumidor e, quando esta confiança é posta em xeque, ela se recupera de forma demorada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.178pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeterminantesConfiançaConsumidor.pdfDissertação1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.