Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20811
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estranhamento como nexo causal do adoecimento docente na Universidade Federal de Uberlândia
Título (s) alternativo (s): Defamiliarization as causal nexus of teaching sickness at the Federal University of Uberlândia
Autor: Forattini, Cristina Damm
Primer orientador: Lucena, Carlos Alberto
Primer miembro de la banca: Sanfelice, José Luiz
Segundo miembro de la banca: Borges Netto, Mário
Tercer miembro de la banca: Previtali, Fabiane Santana
Cuarto miembro de la banca: França, Robson Luiz de
Resumen: A tese aqui defendida busca afirmar que o estranhamento é o nexo causal do adoecimento docente no ensino superior público federal, ou seja, que o adoecimento no trabalho do professor está diretamente relacionado ao estado de estranhamento. Partiu-se do pressuposto que a precarização do trabalho docente gera fatores que provocam sofrimentos físicos e psíquicos transmutados em doenças que se apresentam na vida do trabalhador docente. Constatou-se que o estranhamento está identificado como fator de submissão às condições precarizadas do magistério superior. A desefetivação humana está intensificada pelas políticas públicas, pela burocracia, pelo produtivismo. Em contrapartida a falta de estrutura de trabalho, a aridez do ambiente individualista e a desumanização das relações com seus pares e com os alunos adoece, sistemicamente, o docente. A carga física e psíquica de trabalho superam o suportável, levando-o ao estresse, à depressão e ao esgotamento emocional. Encontram-se subtraindos da vida genérica, das horas de descanso, de lazer e de convívio familiar, trabalhando em casa, de madrudada e nos finais de semana. A pesquisa empírica foi elaborada com base na metodologia de Estudo de Caso da Universidade Federal de Uberlândia. Deu-se nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas por serem áreas interligadas, que dialogam, interdisciplinares e centradas no ser humano histórico, social e ativo. Como participantes foram ouvidos, em entrevistas semiestruturadas, docentes com tempo de magistério igual ou maior que 8 (oito) anos, considerando ser esse o tempo suficiente para terem vivenciado duas gestões superiores, inclusive a expansão universitária. Os participantes têm titulação de Doutor e atuam no ensino da graduação e da pós-graduação stricto sensu, em projetos de extensão, de pesquisa e em funções administrativas, sediados no Campus Umuarama ou no Campus Santa Mônica.
Abstract: The thesis here defended seeks do affirm that the defamiliarization is the causal link of illness at teaching work in the federal public higher education, in other words, the illness at work of teacher is directly related to the defamiliarization condition. It was assumed that the precariousness of the teaching work create factors that causes physical and psychic suffering transmuted into diseases that present themselves in the life of the teaching worker. It was noted that the defamiliarization is identified as a factor of submission to the precarious conditions of the higher magisterium. Human de-activism is intensified by public policies, bureaucracy, and productivism. Otherwise the lack of work structure, the aridity of the individualistic environment and the dehumanization of relationships with their peers and students sickens, systematically, the lecturer. The physical and psychological load of work outweigh the bearable leading to stress, depression and emotion exhaustion. They are excluded of generic life, rest hours, leisure and family life, working at home, in the early hours and weekends. The empirical research was developed based on the Federal University of Uberlândia study case methodology. It occurred in the areas of knowledge of the Humanities and Applied Social Sciences because they are interconnected areas, that dialogue, interdisciplinary and centered on the historical, social and active human being. As the participants were heard, in semi-structured interviews, teachers with teaching time equal to or greater than 8 (eight) years, considering that this time is enough to have experienced two higher managements, including university expansion. The participants have a doctoral degree and work in stricto sensu undergraduate and postgraduate education, in extension and research projects, and in administrative functions, based in the Campus Umuarama or Campus Santa Mônica.
Palabras clave: Estranhamento
Defamiliarization
Adoecimento Docente
Teacher Sickness
Universidade Federal de Uberlândia
Federal University of Uberlândia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FORATTINI, Cristina Damm. Estranhamento como nexo causal do adoecimento docente na Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.8
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20811
Fecha de defensa: 14-dic-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstranhamentoNexoCausal.pdfTese1.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.