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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20767
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1300-4345 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A Escola Estadual Josias Pinto no Projeto Educacional do Governo Civil-Militar (Nova Ponte-Minas Gerais, 1965-1975) |
Título(s) alternativo(s): | The Josias Pinto State School in the Educational Project of the Civil-Military Government (Nova Ponte-Minas Gerais, 1965-1975) |
Autor(es): | Santos, Leonardo Batista dos |
Primeiro orientador: | Resende, Selmo Haroldo de |
Primeiro membro da banca: | Favacho, André Márcio Picanço |
Segundo membro da banca: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada ao campo da História da Educação e trata-se da comunicação de resultados de investigação na linha de História e Historiografia da Educação, cujo objeto privilegiado foi a Escola Estadual Josias Pinto, localizada na cidade de Nova Ponte, Minas Gerais, no período de 1965 a 1975. O recorte histórico compreende em seu marco inicial o ano de fundação e início das atividades da escola e em seu marco final os dez primeiros anos de funcionamento da instituição, em que se verificou mudanças na estrutura de ensino da mesma, que deixou de ser uma escola de ensino ginasial e se tornou escola de primeiro grau, com mudanças na estrutura curricular e nos conteúdos programáticos de ensino. Esse estudo contemplou metodologicamente a revisão bibliográfica sobre o tema do contexto histórico do período, pesquisas realizadas nos documentos presentes no arquivo público da Casa da Cultura do município de Nova Ponte, e os documentos existentes na instituição de ensino consistentes nos planos de ensino, as grades curriculares anuais, os diários de classe e atas de fundação e funcionamento da escola. No âmbito dos objetivos gerais da pesquisa, buscamos compreender o contexto histórico brasileiro do período e compreender as características do projeto educacional do governo civil-militar, que preconizou a busca pela formação para o trabalho e a constituição do homo economicus de acordo com as bases conceituais da Teoria do Capital Humano, sendo que, através do ensino, também se buscou a conformação ideológica ao regime de exceção. Nesta perspectiva, abordamos a legislação que regeu o funcionamento da escola no período, consubstanciada na lei 4024/61 e que após foi reformada pela lei 5692/71, cujas mudanças foram influenciadas pela tendência pedagógica tecnicista. Como objetivo específico deste trabalho, buscamos a compreensão da inserção da Escola Estadual Josias Pinto no projeto educacional do governo civil-militar, cujos resultados obtidos demonstraram que as finalidades pedagógicas propostas pela escola pautaram-se em um ensino de caráter tecnicista, na busca pela adequação às diretrizes do projeto educacional do governo civil-militar, que tinha em suas premissas a formação para o trabalho e imposição ideológica do regime através da educação. |
Abstract: | Esta investigación está vinculada al campo de la Historia de la Educación y se trata de la comunicación de resultados de investigación en la línea de Historia y Historiografía de la Educación, cuyo objeto privilegiado fue la Escuela Estadual Josias Pinto, ubicada en la ciudad de Nova Ponte, Minas Gerais, Período de 1965 a 1975. El recorte histórico comprende en su marco inicial el año de fundación e inicio de las actividades de la escuela y en su marco final los diez primeros años de funcionamiento de la institución, en que se verificó cambios en la estructura de enseñanza de la misma, Que dejó de ser una escuela de enseñanza secundaria y se convirtió en escuela de primer grado, con cambios en la estructura curricular y en los contenidos programáticos de enseñanza. Este estudio contempló metodológicamente la revisión bibliográfica sobre el tema del contexto histórico del período, investigaciones realizadas en los documentos presentes en el archivo público de la Casa de la Cultura del municipio de Nova Ponte, y los documentos existentes en la institución de enseñanza consistentes en los planes de enseñanza, Curriculares anuales, los diarios de clase y actas de fundación y funcionamiento de la escuela. En el marco de los objetivos generales de la investigación, buscamos comprender el contexto histórico brasileño del período y comprender las características del proyecto educativo del gobierno civil-militar, que preconizó la búsqueda por la formación para el trabajo y la constitución del homo economicus de acuerdo con las bases conceptuales De la Teoría del Capital Humano, siendo que, a través de la enseñanza, también se buscó la conformación ideológica al régimen de excepción. En esta perspectiva, abordamos la legislación que rige el funcionamiento de la escuela en el período, consubstanciada en la ley 4024/61 y que después fue reformada por la ley 5692/71, cuyos cambios fueron influenciados por la tendencia pedagógica tecnicista. Como objetivo específico de este trabajo, buscamos la comprensión de la inserción de la Escuela Estatal Josias Pinto en el proyecto educativo del gobierno civil-militar, cuyos resultados obtenidos demostraron que las finalidades pedagógicas propuestas por la escuela se pautaron en una enseñanza de carácter tecnicista, en la búsqueda por la adecuación A las directrices del proyecto educativo del gobierno civilmilitar, que tenía en sus premisas la formación para el trabajo e imposición ideológica del régimen a través de la educación. |
Palavras-chave: | Projeto educacional Governo civil-militar Escola Estadual Josias Pinto Finalidades pedagógicas Educação - História Escola Estadual Josias Pinto - Nova Ponte (MG) Educação - Aspectos políticos Proyecto educativo Gobierno civil-militar Escuela Estadual Josias Pinto Los objetivos pedagógicos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Leonardo Batista dos. A Escola estadual Josias Pinto. 2017. 116 f. .Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.63 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.63 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20767 |
Data de defesa: | 30-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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