Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20741
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Nacionalismo galego, celtismo e a poesia oitocentista de Eduardo Pondal (1835-1917)
Autor: Castro, Fernanda Bom-Fim de
Primer orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primer miembro de la banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Segundo miembro de la banca: Flávio, Lucas Martins
Resumen: O presente trabalho monográfico Nacionalismo Galego, Celtismo e a poesia oitocentista de Eduardo Pondal (1835-1917) têm como objetivos principais compreender o movimento do Rexionalismo galego e seu apelo nacionalista; e analisar como a obra poética de Pondal se insere neste contexto e de que forma ela contribuiu para o movimento do Rexurdimento cultural da Galiza. O trabalho foi divido em dois capítulos, além das considerações finais. O primeiro capítulo tem como objetivo oferecer um panorama de como um dos ideólogos do movimento do Rexionalismo Galego, Manuel Murguía, constrói uma história da Galiza para afirmar a identidade individual desta. Além disso, dentro do seio do Estado Espanhol, apresentar a base teórica murgiana, do Rexionalismo Galego de caráter liberal, na qual o autor estudado, Eduardo Pondal, se insere. Com isso, tornou-se importante fazer uma discussão ampla sobre nacionalismo(s), com base nas obras de Erick Hobsbawm, Benedict Anderson, Patrick J. Geary, para somente em seguida fazer uma análise do caso galego. No segundo capítulo, foi feita uma análise da obra Queixume dos pinhos e outros poemas, em que foram destacados os aspectos do celtismo, nacionalismo/regionalismo galego, além da importância da obra dentro do movimento do Rexurdimento da cultura galega, na segunda metade do século XIX.
Palabras clave: Literatura galega
Século XIX
Nacionalismo
Celtismo
Eduardo Pondal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CASTRO, Fernanda Bom-Fim de. Nacionalismo galego, celtismo e a poesia oitocentista de Eduardo Pondal (1835-1917). 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20741
Fecha de defensa: 2017
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NacionalismoGalegoCeltismo.pdfTCC815.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.