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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20691
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Unidocência: uma análise do trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. |
Alternate title (s): | . |
Author: | Caixeta, Sara da Silva |
First Advisor: | Naves, Marisa Lomônaco de Paula |
First member of the Committee: | Vieira, Vânia Maria de Oliveira |
Second member of the Committee: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Summary: | Esta pesquisa teve como tema a unidocência como modelo de docência que caracteriza a profissionalidade de professores e professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. O/a professor/a unidocente também conhecido/a como monodocente, polivalente, multidisciplinar tem sido caracterizado/a como um/a profissional que trabalha ensinando as várias matérias de ensino (ciências, literatura, arte, história, língua portuguesa, geografia, matemática, educação física dentre outras) que compõe o currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. Estes/as professores/as têm por tarefa desenvolver o processo ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar, visando uma formação integral das crianças. Nesse sentido, a interdisciplinaridade seria indicada como princípio de formação e atuação do/a profissional unidocente, aproximando o trabalho unidocente de pressupostos de uma pedagogia crítica. A suspeita de que professores e professoras unidocentes enfrentariam dificuldades na efetivação de um trabalho pedagógico, orientado por fundamentos teóricometodológicos relacionados a uma pedagogia crítica, conduziu ao questionamento de qual compreensão de unidocência expressam professores e professoras unidocentes, a partir do modo como planejam e realizam o trabalho pedagógico. Assim, o estudo realizado, do tipo etnográfico, buscou compreender os processos do trabalho pedagógico unidocente no cotidiano escolar. Teve como objetivo geral identificar e analisar criticamente a compreensão sobre unidocência expressa nos modos de planejar e realizar o trabalho pedagógico de professores e professoras unidocentes que atuam no ciclo inicial (1º ao 3º ano) e no ciclo complementar (4º e 5º anos) dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Uberlândia/MG. Para a produção dos dados foram utilizadas as técnicas da observação participante e entrevista intensiva. O tratamento e a organização dos dados seguiu processos da análise de conteúdo. A relação entre unidocência e trabalho pedagógico, tomada no contexto desta investigação, evidenciou o planejamento de ensino, a profissionalidade, a interdisciplinaridade e a estrutura administrativa da escola como conceitos teóricos que balizaram o desenvolvimento do trabalho de interpretação dos dados. Os resultados apontaram que entre as professoras participantes predomina uma compreensão de unidocência caracterizada por uma visão técnico-científica do ensino na medida em que priorizam as técnicas e procedimentos didático-pedagógicos como adequadas e suficientes no âmbito da unidocência. Aponta-se para a necessidade de ampliar tal compreensão de professores unidocentes, bem como de gestores e supervisores, com as contribuições da Pedagogia crítica. |
Abstract: | This research had as its theme the unidocent sistem as a model of teaching that characterizes the professionalism of teachers who work in the initial years of elementary school. The unidocent teacher also known as a monocent, multipurpose, multidisciplinary has been characterized as a professional who works teaching the various subjects of education (themes like science, literature, art, history, portuguese, geography, mathematics, physical education, and others) that composes the school curriculum of the initial years of elementary education. These teachers have the task of articulating in the teaching process off knowledge in the subjects they teach, aiming at an integral formation of the children. In this sense, interdisciplinarity would be indicated as a principle of formation and performance of the unidocent professional, bringing the unidocent work closer to the presuppositions of a critical pedagogy. The suspicion that unidocent teachers would face difficulties in carrying out a pedagogical work, guided by theoretical and methodological foundations related to a critical pedagogy, led to the questioning of which understanding of unidentified teachers and unidocenters expresses, from the way they plan and Pedagogical work. Thus, the study carried out, of the ethnographic type, sought to understand the processes of unidocent pedagogical work in school day by day. The main objective was to identify and critically analyze the understanding of unidentifiedness expressed in the ways of planning and carrying out the pedagogical work of unidocent teachers working in the initial cycle (1st to 3rd year) and in the complementary cycle (4th and 5th years) of the Initials years initials of the elementary school. The research was done in a School, which belongs to the Public System on Uberlândia/MG. The participant observation and intensive interview techniques were used to produce the data. The treatment and organization of the data followed content analysis processes. The relationship between unidentifying and pedagogical work, taken in the context of this research, evidenced the teaching planning, professionalism, interdisciplinarity and the administrative structure of the school as theoretical concepts that led to the development of data interpretation work. The results pointed out that among the participating teachers, an understanding of unidentifiedness predominates, characterized by a technical-scientific view of teaching, insofar as they prioritize the didactic-pedagogical techniques and procedures as adequate and sufficient within the framework of the unit. It is pointed out to the need to extend such an understanding of unidocent teachers, as well as of managers and supervisors, with the contributions of an critical Pedagogy. |
Keywords: | Unidocência Trabalho pedagógico Profissionalidade Planejamento de ensino Unidocent Pedagogical word Professionalism Teaching planning Educação Práticas de ensino Professores - Formação Planejamento educacional |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | CAIXETA, Sara da Silva, Unidocência: uma análise do trabalho de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.422 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.422 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20691 |
Date of defense: | 12-Jul-2017 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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