Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20641
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo da modificação das propriedades de barreiras de compósitos poliméricos obtidos a partir de acetato de celulose/celulose microcristalina ou nanofibra de celulose.
Autor: Lima, Camilla Rodrigues
Primer orientador: Kikuti, Elaine
Primer miembro de la banca: Assunção, Rosana Maria Nascimento de
Segundo miembro de la banca: Panatieri, Rodrigo Barroso
Resumen: O desenvolvimento de filmes poliméricos naturais biodegradáveis que possam atual como barreira na proteção de alimentos, fármacos, entre outros é um dos desafios no emprego de materiais lignocelulósicos devido sua hidrofilicidade. Neste sentido, o presente trabalho teve como finalidade a produção de compósitos celulósicos obtidos pelo método de espalhamento de solução com evaporação de solvente (casting) visando avaliar a mudança do fluxo de água com a inserção de celulose microcristalina (MCC) ou Nanofibras de Celulose (NFC) em uma matriz de acetato de celulose (DAC). Foram utilizadas como matéria-prima na preparação dos filmes, soluções de concentrações de 8,0 % (m/v) de DAC com a incorporação de diferentes concentrações de MCC variando de 0,5 a 10,0 % e soluções de 10,0 % (m/v) de DAC com a incorporação de diferentes concentrações NFC entre 0,5 a 30,0 % (m/m). Verificou-se através da espectroscopia na região do infravermelho, que tanto a MCC quanto a NFC foram incorporadas durante a produção dos compósitos. Nos filmes de DAC/MCC o perfil do espectro observado foi parecido com a DAC o que indica que houve uma boa dispersão da MCC, enquanto para os filmes de DAC/NFC, na região de 1500-1000 cm-1, as bandas da NFC se sobrepõem as bandas do DAC, devido a formação de alguns aglomerados e agregados de fibras nos filmes. Nas medidas do fluxo de vapor de água (J), observou-se que os compósitos de MCC apresentam uma tendência de diminuição do fluxo de água com o aumento de celulose cristalina na matriz polimérica dificultando a capacidade do fluxo de água, ao contrário dos compósitos de NFC que apresentou um aumento do fluxo de água com a adição de NFC de 0,5 a 30,0%, indicando a limitação da dispersão da NFC na matriz polimérica, devido as numerosas ligações de hidrogênio entre as cadeias celulósicas as fibras tendem a se agregar principalmente em elevadas concentrações preferindo a associação entre as fibras do que com a matriz polimérica (DAC) mais hidrofóbica.
Palabras clave: Celulose microcristalina
microcrystalline cellulose
Compósitos celulósicos
Cellulosic composites
Nanofibra de celulose
cellulose nanofiber
Fluxo de vapor de água
water vapor flow
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LIMA, Camilla Rodrigues. Estudo da Modificação das propriedades de barreiras de compósitos poliméricos obtidos a partir de acetato de celulose/celulose microcristalina ou nanofibra de celulose. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20641
Fecha de defensa: 27-nov-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudomodificaçãopropriedade.pdfTCC1.62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.