Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20617
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A termoquímica na educação básica: uma investigação com licenciandos em química |
Título(s) alternativo(s): | Thermochemistry in basic education: an investigation with chemistry graduates |
Autor(es): | Oliveira, Ana Paula Sabino |
Primeiro orientador: | Marques, Deividi Marcio |
Primeiro membro da banca: | Epoglou, Alexandra |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Sabrina Dias |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o ensino da termoquímica na educação básica. Consideramos que a forma como este assunto vem sendo trabalhado nas aulas Química, necessita ser repensada, buscando uma abordagem diferenciada deste tema, de maneira que se tenha uma discussão dos aspectos macro e submicroscópicos envolvidos nos processos endotérmicos e exotérmicos. Desse modo, essa pesquisa consiste em uma análise qualitativa realizada com alunos em formação inicial (bolsistas do PIBID), no intuito de verificar o entendimento destes em relação aos aspectos submicroscópicos da termoquímica. Assim sendo, inicialmente foi aplicado um questionário, para docentes da educação básica e estudantes da licenciatura em Química, com o objetivo de diagnosticar a compreensão destes em relação ao tema. Esse diagnóstico direcionou para o desenvolvimento do Grupo Focal, de modo que as questões foram retomadas durante a discussão proposta nesse grupo. Para coleta de dados, as discussões do Grupo Focal foram gravadas e transcritas para posterior análise. Nesse sentido, acreditamos que a realização dessa etapa se mostrou imprescindível, na discussão conceitual e metodológica acerca da termoquímica, possibilitando evidenciar algumas fragilidades conceituais em relação às energias envolvidas nas transformações físicas e químicas. Acredita-se que essas fragilidades muito se deve a fragmentação dos conceitos químicos, uma vez que nas discussões fez-se necessário a retomada de outros conceitos como, por exemplo, estados de físicos da matéria, mudanças de estados de físicos, conceito de ligação e reação química. Outro fator relacionado às dificuldades é à desarticulação dos níveis do conhecimento químico: o fenomenológico, o teórico e o representacional. Assim, a pesquisa contribuiu para a formação inicial dos licenciandos e continuada da pesquisadora. |
Abstract: | The present work aims to investigate the teaching of Thermochemistry in basic education. We consider that the way this subject has been worked on in Chemistry classes needs to be rethought, seeking a differentiated approach to this subject, in order to have a discussion of the macro and submicroscopic aspects involved in the endothermic and exothermic processes. Thus, this research consists of a qualitative analysis carried out with initial students (PIBID scholars) in order to verify their understanding of the submicroscopic aspects of Thermochemistry. Therefore, a questionnaire was initially applied to teachers of basic education and undergraduate students in Chemistry, in order to diagnose their understanding of the subject. This diagnosis was directed towards the development of the Focus Group, so that the issues were retaken during the discussion proposed in this group. For data collection, the discussions of the Focus Group were recorded and transcribed for further analysis. In this sense, we believe that the realization of this stage was essential, in the conceptual and methodological discussion about Thermochemistry, making it possible to show some conceptual weaknesses regarding the energies involved in the physical and chemical transformations. It is believed that these fragilities are due to the fragmentation of chemical concepts, since in the discussions it was necessary to retake other concepts, such as states of physicists of matter, changes of states of physicists, concept of connection and chemical reaction. Another factor related to the difficulties is the disarticulation of the levels of chemical knowledge: the phenomenological, the theoretical and the representational. Thus, the research contributed to the initial and continued formation of the graduates and of the researcher. |
Palavras-chave: | Termoquímica Thermochemistry Ensino Teaching Aspectos Aspect Macroscópicos Macroscopic Submicroscópicos Submicroscopic |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | OLIVEIRA, A. P. S. A termoquímica na educação básica: uma investigação com licenciandos em química. 2017. Dissertação (mestrado profissional). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 117f. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.42 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.42 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20617 |
Data de defesa: | 10-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TermoquímicaEducaçãoBásica.pdf | Dissertação | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.