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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20615
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Comunidades Kalunga e Jardim Cascata: realidades, perspectivas e desafios para o ensino de química no contexto da educação escolar quilombola |
Título(s) alternativo(s): | Kalunga and Jardim Cascata Communities: realities, rerspectives and challenges for teaching chemistry in the context of school education quilombola |
Autor(es): | Franzão, Juliana Moraes |
Primeiro orientador: | Rodrigues Filho, Guimes |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Elenita Pinheiro de |
Terceiro membro da banca: | Soares, Edimara Gonçalves |
Quarto membro da banca: | Pinheiro, Juliano Soares |
Quinto membro da banca: | Moreira, Patrícia Flávia Silva Dias |
Resumo: | Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de responder à questão: “Quais são as realidades, perspectivas e desafios do Ensino de Química na Educação Escolar Quilombola frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (DCNEEQEB)?”. Para responder tal pergunta foi realizado estudo nas turmas de Ensino Médio de duas Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado de Goiás, o Colégio Estadual Jardim Cascata, localizado no Bairro Jardim Cascata, para atender à Comunidade Quilombola Urbana Jardim Cascata e Delfiori, do município de Aparecida de Goiânia, e em seis Colégios da Comunidade Quilombola Kalunga, situada na zona rural dos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. O levantamento de dados ocorreu a partir da convivência, diálogo, entrevistas semiestruturadas, e realização de aulas de Química junto à comunidade estudantil e membros de cada comunidade. A metodologia utilizada tem como foco a pesquisa qualitativa etnográfica em que um caso é estudado em profundidade e no levantamento dos dados, foi utilizada uma abordagem qualitativa. O trabalho envolveu 6 escolas que oferecem o Ensino Médio no Território Kalunga de Goiás e 1 escola em Aparecida de Goiânia, 3 Diretores, 2 Coordenadores Pedagógicos, 7 Professores de Química, a Comunidade Escolar (Estudantes do Ensino Médio, Merendeira, Serviços Gerais, Secretárias), Matriarca e Professores Aposentados da Comunidade Kalunga, Membros da Comunidade Quilombola Kalunga, Presidente da Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata e Membros da Comunidade. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, a primeira ocorreu no Colégio Estadual Jardim Cascata, junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, nível Ensino Médio, matriculados no 1°, 2°, 3° e 4° períodos, professor da disciplina de Química, e membros da comunidade estudantil e Comunidade Quilombola Urbana Jardim Cascata, com a participação nas atividades do Colégio, dando prioridade ao acompanhamento das aulas de Química, elaboração e realização de aulas nas turmas mencionadas, aplicação de questionário e entrevistas. Na segunda etapa deste estudo, concomitantemente com a pesquisa então realizada na primeira etapa, buscamos outras escolas para dar continuidade à coleta de dados. A continuidade do estudo foi realizada nas Escolas Estaduais da Comunidade Quilombola Kalunga, localizadas no campo, junto com as suas comunidades estudantis e comunidades sociais. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as escolas possuem várias semelhanças, mesmo sendo uma urbana e as demais do campo. Todas as escolas são classificadas como quilombolas por estarem localizadas em territórios quilombolas, possuem um Currículo Escolar Referência, o qual é utilizado para o Ensino de Química em todas as Escolas Estaduais do Estado de Goiás, e carecem de Projetos Políticos Pedagógicos das escolas que venham dialogar com as necessidade das escolas, principalmente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa traz como proposta a necessidade de criar Cursos de Graduação em Licenciatura Quilombola, ofertar Cursos de Formação para os docentes que atuam na Educação Escolar Quilombola e produção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Química que dialoguem com o cotidiano das Comunidades Remanescentes de Quilombo valorizando os saberes tradicionais existentes nas comunidades e que possam ser utilizados nas aulas como forma de aproximar o discente da sua própria realidade, colocando-o como protagonista do seu processo de formação escolar. Dessa forma, o Ensino de Química contribuirá para a alfabetização científica que mantenha, resgate e valorize as culturas dos discentes superando as dificuldades relacionadas ao seu processo histórico de lutas e permitindo o verdadeiro reconhecimento e orgulho do seu povo. |
Abstract: | For this work, a research was carried out to answer the question: "What are the realities, perspectives and challenges of Chemical Education in Quilombola School Education versus the National Curricular Guidelines for Quilombola Elementary Education in Basic Education (DCNEEQEB)? ". To answer this question, a study was accomplished in the High School classes of two Remnant Communities of Quilombo of the State of Goiás, State School Jardim Cascata, located in the JardimCascata neighborhood, to attend the Quilombola Community Jardim Cascata and Delfiori, at the city of Aparecida de Goiânia, and in six schools at the Kalunga Quilombola Community, located in the rural areas of Cavalcante, Monte Alegre de Goiás and Teresina de Goiás municipalities. Data collection took place through coexistence, dialogue, semi-structured interviews, and Chemistry classes done with students from the community along with members of each community. The methodology used focuses on the qualitative ethnographic research in which a case is studied in depth, while in the data collection, a qualitative approach was used. The work involved 6 schools that offer secondary education in the Kalunga Territory of Goiás and 1 school in Aparecida de Goiânia, 3 School Directors, 2 Pedagogical Coordinators, 7 ChemistryTeachers, the School’scommunity (High School Students, Mess Room Staff, General Services, Secretaries), Matriarch and Retired Teachers of the Kalunga Community, Members of the Quilombola Kalunga Community, President of the Quilombola Urbana Jardim Cascata Association and Community Members. The research was developed in three stages, the first one occurred at the JardimCascata State School, further with the students of the Education of Young and Adults, High School level, enrolled in the 1st, 2nd, 3rd and 4th periods, Chemistry teacher, and members of the Quilombola Community and Urban Community Jardim Cascata, with participation in the activities of the School, giving priority to the follow-up of Chemistry classes, elaboration and accomplishment of classes in the classrooms mentioned, application of questionnaire and interviews. In the second stage of this study, simultaneously with the research carried out in the first stage, we looked for other schools to continue the data collection. The continuity of the study was carried out in the State Schools of the Quilombola Kalunga Community, located in the countryside, along with its student communities and social communities. As a result of the research, it was found that schools have several similarities, even though one is urban and the other in the countryside. All schools are classified as quilombolas for they are located inquilombolas territories, they have a Reference School Curriculum, which is used for Teaching Chemistry in all State Schools of the State of Goiás, and they lack Pedagogical Political Projects of the schools that come to dialogue with the needs of schools, especially in the modality of Youth and Adult Education. The research proposes the need to create Undergraduate Courses in Quilombola Discipline, offer Training Courses for teachers who work in Quilombola School Education and production of didactic-pedagogical materials for the teaching of Chemistry that dialogue with the quotidian of the Quilombo RemnantCommunities, valuing the traditional knowledge existing in the communities and that can be used in class as a way to bring the student closer to his own reality, placing him as the protagonist of his school formation process. In this way, Teaching Chemistry will contribute to scientific literacy that maintains, rescues and values the cultures of the students overcoming the difficulties related to their historical process of struggles and allowing the true recognition and pride of its people. |
Palavras-chave: | Química Chemistry Química - estudo e ensino Chemistry - study in teaching Quilombos Quilombos Educação escolar quilombola Quilombola School Education Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica National Curricular Guidelines for Quilombola Elementary Education in Basic Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Química |
Referência: | FRANZÃO, Juliana Moraes. Comunidades Kalunga e Jardim Cascata: realidades, perspectivas e desafios para o ensino de Química no contexto da educação escolar Quilombola. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Química). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2017. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.Te.2018.10 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20615 |
Data de defesa: | 30-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | TESE - Química |
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