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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20612
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Machado, Luciana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T17:28:44Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T17:28:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Luciana Cristina. Rastreamento de transtornos mentais comuns entre os professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais. 2017. 54 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20612 | - |
dc.description.abstract | The study between the association of common mental disorders (CMD) in teachers and its relation to the conditions in which their work is performed it is necessary in order to understand better the reasons for the physical and mental illness of this specify working class. This study has intended to estimate the prevalence of CMD in public elementary school teachers in Uberlândia-MG and to associate them with the socio-demographic, environmental and labor conditions of these professionals. A random sample of 330 teachers that worked at 36 public schools was explored in this cross-sectional study. Two data collection instruments were used in this study, the General Health Questionnaire-12 (GHQ-12), and a structured questionnaire with questions regarding to the possible risk factors and the protection in the development of CMD. The data were analyzed by means of bivariate analysis and later by logistic regression. The risk factors associated with the development of CMD found in this study were: female gender, effective bond at work , two shift shifts, experience with violence in the school environment, and use of medications for sleep disorders. The results have shown that the mental health of the teacher needs interventions that aim greater autonomy, class empowerment through public policies, and the support of society, in general, that could bring benefits that extend even in improving teaching conditions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Faculty | pt_BR |
dc.subject | Transtornos Mentais | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Mental Disorders | pt_BR |
dc.subject | Occupational Health | pt_BR |
dc.subject | Mental Health | pt_BR |
dc.title | Rastreamento de transtornos mentais comuns entre os professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Screening of common mental disorders among municipal school teachers in Uberlândia, in Minas Gerais. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Limongi, Jean Ezequiel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9652541311039940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bonito, Rosuíta Fratari | - |
dc.contributor.referee2 | Rosenburg, Eleusa Gallo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5487437523905268 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo entre a associação de transtornos mentais comuns (TMC) em docentes e sua relação com as condições em que seu trabalho é realizado é necessário para melhor compreender as razões de adoecimento físico e mental dessa classe trabalhadora. Este estudo pretende estimar a prevalência de TMC em professores do ensino fundamental público de Uberlândia-MG e associá-los a condições sociodemográficas, ambientais e laborais destes profissionais. Uma amostra aleatória de 330 professores lotados em 36 escolas foi explorada neste estudo transversal. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, o General Health Questionnaire-12 (GHQ-12) e um questionário estruturado com questões relativas aos possíveis fatores de risco e proteção no desenvolvimento de TMC. Os dados foram analisados por meio de analise bivariada e posteriormente por regressão logística. Foram indicados como fatores de risco associados ao desenvolvimento de TMC o sexo feminino, vínculo efetivo de trabalho, lotação em dois turnos, experiência com violência no ambiente escolar e uso de medicamentos para distúrbios do sono. Os resultados apontam que a saúde mental do docente necessita de intervenções que visem maior autonomia, empoderamento da classe por meio de políticas públicas e o apoio da sociedade em geral, trazendo benefícios que se estendam inclusive na melhoria das condições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.97 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
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