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dc.creatorMachado, Luciana Cristina-
dc.date.accessioned2018-02-06T17:28:44Z-
dc.date.available2018-02-06T17:28:44Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationMACHADO, Luciana Cristina. Rastreamento de transtornos mentais comuns entre os professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais. 2017. 54 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20612-
dc.description.abstractThe study between the association of common mental disorders (CMD) in teachers and its relation to the conditions in which their work is performed it is necessary in order to understand better the reasons for the physical and mental illness of this specify working class. This study has intended to estimate the prevalence of CMD in public elementary school teachers in Uberlândia-MG and to associate them with the socio-demographic, environmental and labor conditions of these professionals. A random sample of 330 teachers that worked at 36 public schools was explored in this cross-sectional study. Two data collection instruments were used in this study, the General Health Questionnaire-12 (GHQ-12), and a structured questionnaire with questions regarding to the possible risk factors and the protection in the development of CMD. The data were analyzed by means of bivariate analysis and later by logistic regression. The risk factors associated with the development of CMD found in this study were: female gender, effective bond at work , two shift shifts, experience with violence in the school environment, and use of medications for sleep disorders. The results have shown that the mental health of the teacher needs interventions that aim greater autonomy, class empowerment through public policies, and the support of society, in general, that could bring benefits that extend even in improving teaching conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectTranstornos Mentaispt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectMental Disorderspt_BR
dc.subjectOccupational Healthpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.titleRastreamento de transtornos mentais comuns entre os professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeScreening of common mental disorders among municipal school teachers in Uberlândia, in Minas Gerais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Limongi, Jean Ezequiel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652541311039940pt_BR
dc.contributor.referee1Bonito, Rosuíta Fratari-
dc.contributor.referee2Rosenburg, Eleusa Gallo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5487437523905268pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo entre a associação de transtornos mentais comuns (TMC) em docentes e sua relação com as condições em que seu trabalho é realizado é necessário para melhor compreender as razões de adoecimento físico e mental dessa classe trabalhadora. Este estudo pretende estimar a prevalência de TMC em professores do ensino fundamental público de Uberlândia-MG e associá-los a condições sociodemográficas, ambientais e laborais destes profissionais. Uma amostra aleatória de 330 professores lotados em 36 escolas foi explorada neste estudo transversal. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, o General Health Questionnaire-12 (GHQ-12) e um questionário estruturado com questões relativas aos possíveis fatores de risco e proteção no desenvolvimento de TMC. Os dados foram analisados por meio de analise bivariada e posteriormente por regressão logística. Foram indicados como fatores de risco associados ao desenvolvimento de TMC o sexo feminino, vínculo efetivo de trabalho, lotação em dois turnos, experiência com violência no ambiente escolar e uso de medicamentos para distúrbios do sono. Os resultados apontam que a saúde mental do docente necessita de intervenções que visem maior autonomia, empoderamento da classe por meio de políticas públicas e o apoio da sociedade em geral, trazendo benefícios que se estendam inclusive na melhoria das condições de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.97pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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