Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20607
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento territorial rural na América Latina: análise comparativa entre as políticas públicas na Argentina, Brasil, Costa Rica e México
Author: Almeida, Karina Palmieri de
First Advisor: Jesus, Clesio Marcelino de
First member of the Committee: Ortega, Antonio César
Second member of the Committee: Cardozo, Soraia Aparecida
Summary: O Desenvolvimento Territorial Rural na América Latina foi inspirado na experiência da Terceira Itália e no Programa europeu Ligações entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural – LEADER. Entretanto, as políticas públicas de Desenvolvimento Territorial Rural não foram implementadas em todos os países latino americanos e naqueles em que foram implementadas, não se deu de maneira uniforme, ou seja, ele não ocorreu de forma homogênea em todos os países da América Latina, pois, os programas para o Desenvolvimento Territorial Rural desses países foram implantados em temporalidades diferentes e realidades internas distintas. Assim sendo, as políticas públicas foram distintas a cada realidade e perspectivas de cada país, bem como do governo em exercício. Diante disso, a execução do Desenvolvimento Territorial Rural atingiu diferentes níveis de progresso na América Latina, o que fez com que alguns países conseguissem obter resultados exitosos com suas políticas públicas, e outros nem tanto. Entretanto, estudos apontam que até mesmo os países que implementaram a iniciativa do Desenvolvimento Territorial Rural a mais tempo e/ou obtiveram maior êxito em seus programas ainda enfrentam grandes dificuldades. Sob essa perspectiva, indaga-se sobre a possibilidade de existência de um modelo latino americano de Desenvolvimento Territorial Rural, que possui como referência os países que obtiveram maior sucesso em seus programas, contribuindo para o desenvolvimento dos demais. Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo e comparar as políticas públicas de Desenvolvimento Territorial Rural como um elemento do desenvolvimento rural, instituídas pelos Governos de Estado da Argentina, Brasil, Costa Rica e México, bem como estabelecer uma comparação entre as várias dinâmicas com enfoque no desenvolvimento rural vivenciadas por esses países e grau de implementação e articulação de políticas públicas. Diante disso, pretende-se analisar se estes países possuem programas consolidados e estão aptos a assumirem o papel de modelo como referência em políticas públicas que visam a promoção do desenvolvimento territorial rural e contribuir, como parceiros, no desenvolvimento rural de seus países vizinhos, ou essa iniciativa ainda é precipitada e as políticas públicas desses países ainda se encontram em processo de maturação. Perante ao exposto, se estabelece a seguinte problemática: é possível afirmar que há, em processo de consolidação, um modelo de Desenvolvimento Territorial Rural na América Latina, mimético ao Programa europeu LEADER, constituído pelos países com programas em execução, sendo eles, Argentina, Brasil, Costa Rica e México, que se situam em posição de modelo referência para os demais, ou essa iniciativa se encontra em processo de maturação, pelo fato desses países ainda não estarem aptos a assumir tal posição?
Keywords: Desenvolvimento Territorial Rural
Argentina
Brasil
Costa Rica
México
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALMEIDA, Karina Palmieri. Desenvolvimento territorial rural na América Latina: análise comparativa entre as políticas públicas na Argentina, Brasil, Costa Rica e México. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20607
Date of defense: 20-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoTerritorialRural.pdfTCC3.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.