Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20594
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Recursos humanos: um estudo de caso.
Author: Souza, Reinaldo Leandro de
First Advisor: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
First member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Second member of the Committee: Machado, Maria Clara Tomaz
Summary: A presente monografia tem o intuito de levantar alguns questionamentos acerca do trabalho desenvolvido por uma empresa de recursos humanos. Em que constitui tal empresa? Com o que trabalha? O que busca? Quais os métodos e resultados obtidos para empregador e empregados nos locais onde atuou? Esse trabalho é desenvolvido pelo Instituto IDEIA, empresa com sede na cidade de Uberlândia, que atua em assessoria e consultoria para outras empresas, buscando a melhoria da produtividade do trabalhador. A partir das observações e avaliação das propostas, métodos e objetivos alcançados com o trabalho desenvolvido na área de recursos humanos, o autor pretende realizar uma análise a respeito da atuação do instituto e seus efeitos na organização do processo de trabalho. Através de pressupostos diferentes, pretende contrapor os modelos de administração de empresas existentes hoje, baseados em tendências de “administração científica” do trabalho, com as implicações que esses modelos trazem para as condições de trabalho dos empregados nas empresas onde o setor de recursos humanos encontra-se desenvolvido. Para a pesquisa foram analisados vários tipos de fontes: avaliações de desempenho, descrições de funções e testes psicotécnicos realizados na Empresa X; contrato de abertura do Instituto IDEIA de 01/06/1998; entrevista oral com psicólogo do Instituto IDEIA realizada em 16/11/1999; entrevistas em forma de questionário realizadas na Empresa X; programas de cursos realizados pelo Instituto IDEIA desde sua criação; programação de gincana; e roteiro de palestra realizada em 15/08/1998. O trabalho foi desenvolvido em três capítulos. O primeiro contextualiza as formas de organização do processo de trabalho. Analisa os modelos de administração do processo do trabalho, sendo destacados o Taylorismo, o Fordismo e o Toyotismo, como alguns dos paradigmas de administração usados desde o início do século até os dias atuais; cada modelo em seu tempo histórico. O segundo capítulo faz um levantamento sobre o que vem a ser uma empresa de assessoria em recursos humanos, os serviços que esta empresa presta a outras empresas e um breve histórico sobre a Empresa X, que será a protagonista do estudo de caso realizado no terceiro capítulo. O terceiro capítulo elenca todo o trabalho executado pelo Instituto IDEIA na Empresa X, como ocorreu a abordagem entre as empresas, o primeiro contato, a definição de um plano de trabalho, a execução deste trabalho e os objetivos alcançados. Com base neste relato, a importância da assessoria em recursos humanos é analisada, identificando a que interesses ela serve e que objetivos ela atinge.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalho
Recursos humanos
Instituto IDEA
Uberlândia
1999
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Reinaldo Leandro de. Recursos humanos: um estudo de caso. 1999. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20594
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RecursosHumanosEstudo.pdfTCC19.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.