Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20593
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A cidade passada à limpo: condições de vida e experiência dos trabalhadores da limpeza pública, Uberlândia (1982-1997).
Author: Silva, Sonia Pereira da
First Advisor: Almeida, Paulo Roberto de
First member of the Committee: Almeida, Antônio de
Second member of the Committee: Simonini, Gizelda Costa da Silva
Summary: Este trabalho tem como objetivo o resgate das experiências de vida dos trabalhadores da limpeza pública na cidade de Uberlândia, entre 1982 e 1997. Por meio da utilização da história oral, a autora buscou compreender o modo como esses trabalhadores vivenciaram as modificações nas relações de trabalho como também em suas vidas em razão das transformações efetuadas no âmbito da organização e controle das formas de trabalho na cidade. Logo, a proposta do trabalho é investigar a prática dos varredores de rua em Uberlândia, como vivem, como pensam a cidade, o país. Apreender através da fala desses trabalhadores, como se veem. Perceber como encaram os conflitos, os problemas e angústias do cotidiano. As questões relativas à História Oral, que podem ser pensadas como empecilhos são, além de teórico-metodológicas, políticas. Para a autora somente através da fala dos varredores de rua pode-se apreender suas experiências enquanto ser humano e sujeito com motivação, anseios e angústias. Foram realizadas 18 entrevistas ao longo do período de investigação. Nove entrevistas foram feitas com os varredores de rua que trabalham na Prefeitura Municipal de Uberlândia, e as outras nove com os que trabalham na Limpel Atividades Urbanas Ltda. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro relaciona a vida na cidade com a do trabalho. O segundo capítulo trabalha com a hostilidade entre população e varredores de rua, traçando o perfil dos trabalhadores e suas condições de trabalho. Aborda, também, outros aspectos significativos da experiência desses trabalhadores como educação, religiosidade e lazer.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018)
Keywords: Trabalhadores da limpeza pública
Experiência
Uberlândia
1982-1997
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Sonia Pereira da. A cidade passada à limpo: condições de vida e experiência dos trabalhadores da limpeza pública, Uberlândia (1982-1997). 1999. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20593
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CidadePassadaLimpo.pdfTCC11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.