Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20590
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Catolicismo no cotidiano: discurso e realidade
Autor(es): Cunha, Sávio Silva
Primeiro orientador: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Primeiro membro da banca: Araújo, Hermetes Reis de
Segundo membro da banca: Micheloto, Antônio Ricardo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o que acontece hoje no catolicismo tradicional, as mudanças e como ocorre o relacionamento Igreja X fiel. Foi utilizada a pesquisa oral enquanto fonte documental, tendo como suporte metodológico o livro História Oral - A Experiência do CPDOC, de Verena Alberti. O autor também se guiou por noções como a da pesquisa qualitativa, onde o interessante não é a preocupação com amostragens e sim a posição do entrevistado no grupo, o significado de sua experiência. Na escolha dos entrevistados o autor preferiu aqueles que, exatamente por seu anonimato, são importantes para a questão tratada. Uma pesquisa que procura certo grau de generalização deve partir do anônimo, porque a maioria das pessoas é anônima. Outro ponto importante diz respeito ao tipo de pesquisa a realizar, se temática ou de história de vida. Apesar de ambas caberem dentro de uma mesma pesquisa, o pesquisador optou pela temática que busca a participação do entrevistado no tema escolhido como objeto. Foram realizadas entrevistas com oito pessoas no período de setembro a novembro do presente ano, selecionadas de forma a conseguir certo grau de generalização, tanto a nível social quanto intelectual. A pesquisa foi realizada nas cidades de Campina Verde e Uberlândia, ambas no estado de Minas Gerais. No decorrer do texto, a fala destas pessoas aparece em negrito. Como advertência o autor lembra que o estudo sobre o catolicismo no cotidiano abrange apenas o catolicismo tradicional, não vinculado a movimentos dentro de Igreja como os Carismáticos. O texto monográfico se divide em cinco capítulos. O primeiro percebe no discurso católico a importância dada ao Livro Sagrado enquanto “a palavra de Deus escrita”. O segundo capítulo discorre sobre a religião católica enquanto explicação da realidade, resistência contra a opressão e esperança concreta na busca pela felicidade; sonho de viver no paraíso, mas vontade de viver o agora. O terceiro capítulo apresenta algumas razões para o distanciamento entre o “catolicismo dito” e o “catolicismo vivido”. Discute sobre a exclusão de uma maioria frente aos conhecimentos e descobertas já existentes em nossa sociedade. O quarto capítulo aborda a Igreja de hoje, sua transformação e algumas razões para isso. O último capítulo destaca a história de uma personagem, Dona Vicença. Não que o sentido seja a narrativa de uma vida, mas porque sua religiosidade ensinou ao autor algo a mais sobre o catolicismo no cotidiano.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Catolicismo
Cotidiano
Discurso
Realidade
Uberlândia e Campina Verde
Hoje
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA, Sávio Silva. Catolicismo no cotidiano: discurso e realidade. 1999. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20590
Data de defesa: 1999
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CatolicismoCotidianoDiscurso.pdfTCC17.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.