Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20588
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O feminino no Poder Executivo: as Secretarias Municipais de Uberlândia (1977-1996).
Author: Knychala, Maria Luisa
First Advisor: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
Summary: O objetivo desta monografia é analisar a atuação feminina no poder público local, mais especificamente, no Poder Executivo de Uberlândia entre 1977 e 1996, com a intenção de derrubar barreiras e abrir mais espaços possíveis de participação da mulher. A sua presença no Poder Executivo local é mais expressamente sentida em áreas em que a responsabilidade feminina recai nos cuidados com o outro. Estão em maior número nas secretarias de Trabalho e Ação Social, de Cultura e Educação. As fontes oficiais arroladas constaram dos jornais da época: O Triângulo, O Correio de Uberlândia, Primeira Hora e a Folha de São Paulo. Dados estatísticos do IBGE informaram a população e especificamente, o número de mulheres no município, permitindo uma melhor contextualização. Atas de convocação possibilitaram a confirmação das nomeações e na seção de Cargos e Salários do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Uberlândia, documentos indicaram o início das atividades das secretárias, assim como a data do desligamento. Com o conhecimento da estrutura orgânica do município nos diversos períodos, tornou-se possível fazer uma tabulação para perceber o percentual de mulheres nas secretarias. Através do orçamento de 1982, foi possível perceber quais secretarias eram prioridade. Das fontes utilizadas, a que deu forma ao trabalho foi a coletada diretamente através das entrevistas realizadas com as mulheres que estiveram à frente das Secretarias Municipais de Uberlândia. Foram de singular valor no que concerne a evidenciar a situação periférica da mulher. Para desenvolver uma visão do personagem feminino na política local, foi levada em consideração a trajetória político-partidária, a ocasião em que se deu a entrada para o serviço público, a idade, merecendo destaque sua disponibilidade. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro apresenta o histórico da luta pelo voto feminino no mundo e no Brasil. Tornou-se necessário esta apresentação da conjuntura nacional visando demonstrar como se deu a ligação do processo municipal dentro desse contexto mais amplo. Foram levantados dados e demais informações sobre a política de cotas e também o histórico da participação da mulher na política brasileira e, especificamente, em Uberlândia. O segundo capítulo aborda as secretarias e suas dirigentes; as posições que ocupavam na sociedade antes de assumirem o cargo; a ligação com os partidos e os prefeitos, e suas realizações.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Mulher
Poder Executivo
Uberlândia
1977-1996
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: KNYCHALA, Maria Luisa. O feminino no Poder Executivo: as Secretarias Municipais de Uberlândia (1977-1996). 1999. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20588
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FemininoPoderExecutivo.pdfTCC11.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.