Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZumpano, Leonardo Neto-
dc.date.accessioned2018-02-02T19:30:34Z-
dc.date.available2018-02-02T19:30:34Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationZUMPANO, Leonardo Neto. Estratégias Competitivas: Uma análise de caso da Votorantim Cimentos. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20580-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAmbiente externopt_BR
dc.subjectAmbiente Internopt_BR
dc.titleEstratégias Competitivas: Uma análise de caso da Votorantim Cimentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veríssimo, Michele Polline-
dc.contributor.referee1Avellar, Ana Paula Macedo de-
dc.contributor.referee2Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa as estratégias adotadas pela Votorantim Cimento ao longo dos anos 2000. Desta forma foi feito uma descrição setorial sobre o mercado de cimento em conjunto com uma análise da ferramenta das Cinco Forças Competitivas de Porter (1986) e do referencial de Hitt et al (2008), explorando o ambiente externo (estrutura da indústria) e interno (recursos, capacidades e competências), respectivamente. Por fim, foram exploradas as estratégias adotadas pela empresa ao longo dos anos 2000. Os resultados encontrados foram: i) setor caracterizado por ser oligopólio; ii) a firma é líder do mercado; iii) há baixo impacto das forças competitivas em relação a empresa; iv) a firma possui vantagens competitivas sustentáveis diante dos recursos, capacidades e competências que possui; v) o plano de expansão da empresa se deu por meio de investimentos greenfield e brownfield (internacionalização); e vi) a expansão atendeu as demandas potenciais das regiões onde houve essa efetivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasCompetitivasVotorantim.pdfTCC1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.