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dc.creatorSilva, Scheila Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2018-01-31T13:42:34Z-
dc.date.available2018-01-31T13:42:34Z-
dc.date.issued2017-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Scheila Maria Ferreira; OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Burnout em professores universitários do ensino particular: o impacto das percepções de suportes social no trabalho e organizacional. 2017. 93 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20548-
dc.description.abstractBurnout syndrome is a psychosocial phenomenon formed by three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and low professional achievement, which self-manifests as a reaction to chronic emotional tension, triggered in work situations that affects, mainly, professionals who daily deal with other people, such as teachers. Hence, this study aimed to investigate the impact of perceptions of social support at work and organizational and sociodemographic aspects on burnout syndrome in university teachers of the private education network. Valid and reliable instruments were used as well as sociodemographic questionnaire to describe the sample. The sample consisted of 173 teachers from private universities in Uberlandia - MG. The collected data were analyzed using descriptive statistics (frequency, mean value, standard deviation, percentiles, Pearson's correlation) and standard multiple regression analysis to identify the best predictors of each dimension of the burnout syndrome. Symptoms of burnout syndrome were found in the majority of teachers surveyed, from private institutions, with greater emphasis on the emotional exhaustion factor. Teachers demonstrated perception of some organizational support, but were not so sure about the presence or absence of social support in the work environment. Perceptions of social support and organizational, working time in the institution of higher education and age, presented an inverse correlation with burnout syndrome, while hourly workload showed a direct correlation. Perception of organizational support was the variable with greater predictive capacity, according to the multiple regression analysis, explaining all the dimensions of the syndrome. Considering the scarce amount of work on burnout syndrome among higher education teachers, new research on the subject is needed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectStress ocupacionalpt_BR
dc.subjectSocial behaviorpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectOccupational stresspt_BR
dc.titleBurnout em professores universitários do ensino particular: o impacto das percepções de suportes social no trabalho e organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeBurnout in private university professors: the impact of perceptions of social supports at work and organizationalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Aurea de Fátima-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/6810179033600929pt_BR
dc.contributor.referee1Gomide Junior, Sinésio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009207630066676pt_BR
dc.contributor.referee2Paro, Helena Borges Martins da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426268075449547pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Marcos Aguiar de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615278582367380pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Síndrome de burnout é um fenômeno psicossocial formado por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional que se configura como uma reação à tensão emocional crônica, desencadeada em situações de trabalho que afeta, principalmente, profissionais que lidam diariamente com outras pessoas, como os professores. Assim, este estudo teve por objetivo investigar o impacto das percepções de suportes social no trabalho e organizacional e os aspectos sociodemográficos sobre a síndrome de burnout em professores universitários da rede de ensino privada. Foram utilizados instrumentos válidos e fidedignos, além de questionário sociodemográfico para descrição da amostra. A amostra foi composta por 173 professores de faculdades privadas de Uberlândia – MG. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência, média, desvio padrão, percentis, correlação de Pearson) e análise de regressão múltipla padrão para identificar quais os melhores preditores de cada dimensão da síndrome de burnout. Sintomas da síndrome de burnout foram encontrados na maioria dos professores pesquisados, com maior destaque para o fator exaustão emocional. Os professores demonstraram perceber apoio e suporte da organização, mas não se mostraram tão seguros quanto à presença ou não de suporte social no ambiente de trabalho. Percepções de suporte social e organizacional, tempo de trabalho na instituição de ensino superior e idade, apresentaram correlação inversa com a síndrome de burnout, enquanto que carga horária, mostrou correlação direta. Percepção de suporte organizacional foi a variável com maior capacidade preditiva, de acordo com a análise de regressão múltipla, explicando todas as dimensões da síndrome. Considerando a escassa quantidade de trabalhos sobre a síndrome de burnout entre professores do ensino superior são necessárias novas pesquisas sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.48pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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