Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20547
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma análise da taxação e tributação dos investimentos no Tesouro Direto
Alternate title (s): An analysis of the impacts of the taxes and fees in the investments in Tesouro Direto
Author: Alcoforado, Eduardo Alvim
First Advisor: Ávila, Lucimar Antônio Cabral de
First member of the Committee: Malaquias, Rodrigo Fernandes
Second member of the Committee: Reina, Diane Rossi Maximiano
Summary: O trabalho tem como objeto de estudo os investimentos em títulos públicos feitos por pessoas físicas no âmbito do programa Tesouro Direto, mais especificamente, o trabalho procura entender como as taxas e tributos cobrados nesses investimentos afetam a lucratividade dos investidores em questão. Para isso, o trabalho simulou o processo de apuração das taxas e tributos cobrados dos investidores em um extenso conjunto de investimentos possíveis de serem feitos nos títulos do programa e, então, analisou o impacto das taxas e tributos na lucratividade dos investimentos no curto e no longo prazo e então comparou a rentabilidade líquida dos investimentos nos títulos públicos do TD com a rentabilidade líquida de outros investimentos alternativos, também a disposição dos investidores pessoa física: a caderneta de poupança, os CDB e as LCI. Os três investimentos alternativos são isentos de cobrança de taxas e as LCI e a caderneta de poupança também são isentos da cobrança do Imposto de Renda. Após comparar os retornos líquidos dos investimentos, o trabalho também descontou dos retornos líquidos dos investimentos analisados a inflação e, então, comparou a rentabilidade dos títulos públicos e dos investimentos alternativos no longo prazo. Os resultados do trabalho mostram que o impacto das taxas e tributos na lucratividade dos investimentos é mais forte no caso dos investimentos de curta duração, mas diminui gradativamente com o aumento do tempo que o dinheiro permanece investido no título e se estabiliza a partir do momento que o investimento completa dois anos. Na análise dos retornos líquidos dos investimentos, os resultados mostram que a cobrança das taxas e tributos nos investimentos em títulos do TD prejudicam a competitividade frente aos investimentos alternativos em CDB e LCI, principalmente nas versões desses produtos oferecidas por bancos menores. Além disso, as análises dos retornos dos investimentos mostram que a rentabilidade dos investimentos nos títulos do TD é bastante vulnerável às oscilações bruscas na taxa Selic e quanto mais distante um título estiver de seu vencimento, mais forte serão os efeitos dessas oscilações nas rentabilidades.
Abstract: This work studies investments in public bonds made under the Tesouro Direto program. More specifically, the analysis seeks to understand the effects of the fees and taxes in the overall profits of these investors. The work simulated the process of charging the fees and taxes over a very long dataset with feasible investments in some zero coupon bonds available in Tesouro Direto and then evaluated the impacts of the fees and taxes over the investments both in short term and long term. Also, the returns of the investments in public bonds have been compared with the returns of alternative investments in savings account, LCI and CDB (alternative investments offered by the main Brazilian banks). The results show that the fees and taxes charged in the investments in public bond affects mainly the short-term investments, and this harms mostly the competition in the post-fixed bond indexed at the Selic rate, once the profitability of the alternative investments (CDB and LCI) are indexed at the CDI rate, which returns are very close to the Selic rate. Another important result is regarding the macroeconomic oscillations in the Selic rate impairs very hardly the profitability of the investments in prefixed and inflation-indexed bonds, and these oscillations are much stronger in the returns of the inflation-indexed bonds, which have much longer maturities.
Notes: N1) Como explicado no Apêndice I do texto da dissertação, essa submissão está incluindo um arquivo de anexo, "AnexoApendiceI.pdf", com uma exploração adicional dos resultados apresentados na dissertação e acabou tornando necessário inserir em um arquivo separado porque o conteúdo não é totalmente compatível com o padrão PDF/A.
N2) O texto da dissertação está sendo submetido em duas versões, uma com as figuras coloridas (para leitura no computador ou e-readers) e outra com as figuras em preto e branco (destinada para impressões em geral) O conteúdo dos dois arquivos é exatamente o mesmo, somente foi realizada essa adaptação nas figuras.
Keywords: Tesouro Direto
Tesouro Direto
Títulos Públicos
Public Bonds
Tributos
Taxes
Retornos Líquidos
Liquid Returns
Finanças Pessoais
Personal Finance
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Quote: ALCOFORADO, Eduardo Alvim Guedes. Uma análise da taxação e tributação dos investimentos no Tesouro Direto. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.54
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20547
Date of defense: 5-Dec-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseTaxacaoTributacao.pdfArquivo em cores (para visualização)8.47 MBAdobe PDFView/Open
AnaliseTaxacaoTributacao.pdfArquivo em preto e branco (para impressão)7.33 MBAdobe PDFView/Open
AnexoApendiceI.pdfAnexo do Apêndice I4.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.