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dc.creatorSilva, Heloísa Rosa e-
dc.date.accessioned2018-01-31T11:32:11Z-
dc.date.available2018-01-31T11:32:11Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationSILVA, Heloísa Rosa e. Portadores de deficiência visual em Uberlândia: seus problemas, seus anseios e sua luta pela conquista da dignidade humana. 1999. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20525-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectAtualpt_BR
dc.titlePortadores de deficiência visual em Uberlândia: seus problemas, seus anseios e sua luta pela conquista da dignidade humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir a realidade atual do deficiente visual em Uberlândia: quantos são, como vivem, quais são suas perspectivas de vida; a discriminação e a rejeição do deficiente na educação e no trabalho; seu acesso ao esporte, lazer e cultura. Através da análise de entrevistas busca-se entender qual é a perspectiva de vida de um deficiente visual no campo das relações humanas. O texto monográfico se divide em cinco capítulos. O primeiro realiza um levantamento das instituições públicas da cidade de Uberlândia que são responsáveis por fornecer meios para suprir as necessidades e garantir os direitos dos deficientes visuais. O segundo capítulo apresenta as entrevistas que foram feitas com deficientes visuais (com perda total ou parcial de visão) de diversas instituições da cidade de Uberlândia. O terceiro capítulo aborda a questão da relação da família com os deficientes visuais. O quarto capítulo promove um levantamento histórico da relação entre educação e acessibilidade de deficientes visuais. O último capítulo trabalha a questão do mercado de trabalho para essa parcela da população na cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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