Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20522
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Esperanto e esperantistas: na prática os sonhos não envelhecem ou a primeira fase do movimento esperantista (1887-1917)
Author: Oliveira Júnior, Luiz Antônio Pereira de
First Advisor: Lopreato, Christina da Silva Roquette
First member of the Committee: Seixas, Jacy Alves de
Second member of the Committee: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Summary: Este trabalho objetiva apresentar e analisar o Esperanto como instrumento linguístico neutro. Segundo o autor, os esperantistas são pessoas que se interessam por seu aprendizado, divulgam, ensinam e trabalham para que ele possa ser conhecido e utilizado por um número crescente de pessoas. Esperantismo é um movimento social surgido da ação dos esperantistas na divulgação da ideia, promovendo a justiça social, buscando a fraternidade e o respeito mútuo. O pesquisador encontrou vasta documentação guardada pelo “Dr. Wutke”, alcunha de Carlos de Almeida Wutke, veterinário, escritor, tradutor, maçom, espírita, professor e um dos fundadores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. A monografia foi dividida em dois capítulos. O primeiro introduz o leitor na questão do problema linguístico mundial e como os governos institucionalizados procuraram solucioná-lo, impondo a sua língua nacional sobre os povos subjugados ou parceiros comerciais. Esta atitude privilegiou indivíduos que adquiriram suficiência naquelas línguas e por consequência a visão de mundo do opressor. Se o Esperanto é uma língua simples e de fácil aprendizado porque ainda não é a língua internacional acolhida pelos governos de todo o mundo? O segundo capítulo aponta que o Esperanto não é só língua, mas também, concepção de mundo cujos fundamentos foram propostos e acolhidos pela maioria dos esperantistas espalhados pelo mundo afora. Foram analisadas algumas obras originais em Esperanto produzidas em outros países sobre o período em que atuou o criador do Esperanto (1887-1917).
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Esperanto
Movimento esperantista
1887-1917
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA JUNIOR, Luiz Antônio Pereira de. Esperanto e esperantistas: na prática os sonhos não envelhecem ou a primeira fase do movimento esperantista (1887-1917). 1999. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20522
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsperantoEsperantistasPratica.pdfTCC10.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.