Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20505
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A cultura do outro: representações para a religião islâmica em dois filmes norte-americanos - “Nova York Sitiada” e “Nunca Sem Minha Filha”.
Author: Lemes, Edsolanja
First Advisor: Nascimento, Mara Regina do
First member of the Committee: Reis, Lucas Henrique dos
Second member of the Committee: Zanco, Nathalia Helena Tomazini
Summary: Este trabalho objetiva explorar os adjetivos e preconceitos a respeito da religião islâmica empregados pela filmografia estadunidense baseando-se na análise de dois filmes: Nunca Sem Minha Filha (1991) e Nova York Sitiada (1998). O primeiro retrata as diferenças culturais e o cotidiano de famílias iranianas, revelando o choque cultural no seio familiar, especialmente entre o casal de iraniano/americana e a filha nascida na América do Norte. A dificuldade de adaptação de Bethy e sua filha em um país desconhecido e muito diferente culturalmente, e o choque com as ideologias religiosas muçulmanas agravaram ainda mais a permanência de ambas no país iraniano. No filme “Nova York Sitiada” é explícito o preconceito do personagem de um coronel americano para com cidadãos muçulmanos árabes e seus descendentes. Mesmo tendo um agente libanês do FBI com cidadania americana e islâmica na corporação, considerado “de alta confiança”, o coronel viola as normas a fim de prejudicar árabes muçulmanos. Segundo a autora, o cinema tem sido usado como um dos meios de disseminação da intolerância em relação às culturas e religião muçulmanas, influenciando, assim, comportamentos de racismo e islamofobia. O texto monográfico é composto por dois capítulos. O primeiro contextualiza a relação do cinema com a historiografia e analisa sua condição de propagador de ideologias. O segundo capítulo investiga como as culturas e religião islâmicas são abordadas nos dois filmes a partir de termos como islamofobia e xenofobia.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Nova York Sitiada
Nunca Sem Minha Filha
História e Cinema
Cultura
Islã
Representação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LEMES, Edsolanja. A cultura do outro: representações para a religião islâmica em dois filmes norte-americanos - “Nova York Sitiada” e “Nunca Sem Minha Filha”. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20505
Date of defense: 2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CulturaOutroRepresentacoes.pdfTCC833.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.