Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20499
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Lutas, organização e experiências de trabalhadores cerâmicos: Monte Carmelo - 1970/1990
Author: Santos, Marcos Moreira dos
First Advisor: Almeida, Antônio de
First member of the Committee: Machado, Maria Clara Tomaz
Second member of the Committee: Almeida, Paulo Roberto de
Summary: Os objetivos dessa monografia são, por um lado, compreender o processo de desenvolvimento econômico que teve lugar em Monte Carmelo, com destaque para a emergência e modernização da indústria cerâmica ali estabelecida. Por outro, estudar o comportamento dos trabalhadores inseridos nesse tipo de atividade. Neste último caso, mereceram atenção especial as relações de trabalho desenvolvidas no interior das indústrias cerâmicas no período recortado; as experiências sociais vivenciadas por esses trabalhadores e os mecanismos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o processo de criação de uma identidade coletiva orientando as ações de organização e de reivindicação dos seus direitos. Os documentos analisados para a conclusão desse trabalho foram fontes orais, entendendo-as como fonte de fundamental importância para o resgate do objeto enfocado, editorial do jornal local (Alerta Geral) e material fornecido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Cerâmicas de Monte Carmelo - alguns panfletos e cartazes, estatuto do mesmo, a ata de posse da primeira diretoria e algumas atas de reuniões. Esta monografia está dividida em dois capítulos. O primeiro localiza e contextualiza o objeto de estudo. O segundo capítulo fundamenta-se nos trabalhadores e suas experiências a partir do espaço produtivo. Sendo assim busca uma historicidade das relações de trabalho, a partir das quais pontos como identidade, tradições, origem, lutas e organização, apresentam-se como instâncias indissociáveis do universo que é a realidade desta categoria.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalhadores cerâmicos
Lutas
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Cerâmicas de Monte Carmelo
Monte Carmelo-MG
1970-1990
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Marcos Moreira dos. Lutas, organização e experiências de trabalhadores cerâmicos: Monte Carmelo - 1970/1990. 1999. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20499
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LutasOrganizacaoExperiencias.pdfTCC33.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.