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dc.creatorSilva, Andréia Aparecida da-
dc.date.accessioned2018-01-30T17:32:27Z-
dc.date.available2018-01-30T17:32:27Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Aparecida da. CDP e memória popular: uma experiência (1970-1980). 1998. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20493-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro de Documentação Popular (CDP)pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCentro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS)pt_BR
dc.subjectUberlândia e regiãopt_BR
dc.subject1970-1980pt_BR
dc.titleCDP e memória popular: uma experiência (1970-1980)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee1Almeida, Paulo Roberto de-
dc.contributor.referee2Fonseca, Selva Guimarães-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia pretende recuperar a experiência de trabalho no Centro de Documentação Popular (CDP) – localizado no Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), que visava à coleta e preservação dos documentos referentes à memória popular: jornais, informativos, revistas, livros, panfletos, folders, fitas gravadas, projetos e cartas provenientes de diversos movimentos da sociedade brasileira de 1982 a 1990. Também pretende resgatar as contribuições e reflexões nascidas ali com o manuseio das fontes orais e o tema da educação informal. O texto monográfico se organiza em três capítulos. O primeiro faz um breve histórico do CDP, bem como aponta algumas reflexões acerca da importância da incorporação de entrevistas orais (fitas gravadas e transcrições) ao acervo como fontes documentais. O segundo capítulo elenca os temas mais recorrentes nas entrevistas e, ao mesmo tempo, dá voz aos sujeitos históricos. É interessante notar que através de seus testemunhos podemos perceber as aspirações, frustrações, valores e necessidades, não apenas deles próprios, como também dos movimentos aos quais pertenceram. Procura apresentar, também, a análise dos conteúdos das entrevistas e as atividades desenvolvidas a fim de dar suporte teórico-metodológico ao trabalho realizado com as fontes orais. O último capítulo apresenta um trabalho realizado com as fontes orais do CDP que tratam, dentre outros temas, da questão da educação. Não aquela sistematizada e escolar, mas sobre a educação informal - assegurada no cotidiano das lutas e movimentos populares, no enfrentamento dos problemas do bairro, nas reuniões da Igreja, nos partidos políticos, sindicatos, nos fundos de quintais, nas casas de vizinhos e parentes, no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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