Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20492
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As experiências de trabalhadores autônomos no setor da construção civil: Uberlândia (1970-1997)
Author: Guilherme, Edmilson Lino
First Advisor: Caetano, Coraly Gará
Summary: Este trabalho tem como objetivo resgatar as experiências de vida dos trabalhadores do mercado informal da construção civil em Uberlândia, no período de 1970 a 1997. Também atenta para suas dificuldades de moradia, saúde e convívio levando em consideração a falta de garantias trabalhistas. Falar dos trabalhadores inseridos no mercado informal da construção civil significa falar de uma categoria que se caracteriza pela diversidade de atividades: carpinteiros, pedreiros, serventes, eletricistas, pintores, ajudantes, armadores, entre outros. Essa pesquisa teve a preocupação de resgatar como este mercado de trabalho se constitui, considerando sua heterogeneidade e tendo como referência as experiências destes trabalhadores no sentido de perceber as suas representações de moradia, educação, saúde e como reelaboram valores relacionados à família, à religiosidade e ao trabalho. Em suma seus modos de vida. Foram realizadas vinte e três entrevistas com trabalhadores da construção civil e pessoas ligadas ao Sindicato da Construção Civil e Imobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Essas entrevistas, bem como fotografias foram arquivadas junto ao Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS) para consulta pública. O texto monográfico é composto por dois capítulos. O primeiro analisa as condições de trabalho destes homens, suas expectativas, o ingresso na profissão, as relações com os clientes e com empresas do ramo e a aposentadoria. O segundo capítulo aprofunda a análise na vida pessoal dos trabalhadores, explorando suas condições de moradia e saúde, suas relações com o bairro e a cidade e com a comunidade. São observadas, também, suas formas de lazer e seus sonhos. As relações desses trabalhadores informais com sindicatos e com o Governo Federal foram analisadas a fundo e são parte importante dessa pesquisa, pois mostram como o poder público e as pessoas em geral lidam com essa classe trabalhadora.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalhadores autônomos
Construção civil
Mercado informal
Uberlândia
1970-1997
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GUILHERME, Edmilson Lino. As experiências de trabalhadores autônomos no setor da construção civil: Uberlândia (1970-1997). 1998. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20492
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperienciasTrabalhadoresAtonomos.pdfTCC14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.