Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20490
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O assistente social em Uberlândia: formação e atuação profissional, 1972-1989
Author: Oliveira, Antoniette Camargo de
First Advisor: Lopreato, Christina da Silva Roquette
First member of the Committee: Seixas, Jacy Alves de
Second member of the Committee: Machado, Maria Clara Tomaz
Summary: O objetivo deste trabalho é explorar a criação do curso de Serviço Social em Uberlândia na década de 1970 pela Associação Brasil Central de Educação e Cultura (ABRACEC) e, desta maneira, aprofundar a análise nas particularidades do curso, na profissão em si e no mercado de trabalho no qual os assistentes sociais estão inseridos. Quanto às fontes utilizadas, importa ressaltar que não foram encontrados muitos trabalhos historiográficos que tratassem basicamente da temática proposta. Assim, optou-se por uma pesquisa bibliográfica cujos autores fossem da área de Ciências Sociais de uma maneira geral, sendo que especificamente, grande parte dos artigos utilizados são produções dos próprios assistentes sociais, muitos deles extraídos da revista Serviço Social e Sociedade. A revista lançada em 1997 pelo Centro Universitário do Triângulo (UNIT) em comemoração aos 25 anos do curso em Uberlândia, foi de grande valia para a pesquisa. Além do exame de algumas entrevistas reproduzidas neste periódico, foram colhidos outros depoimentos junto a professores que ministraram aulas na ABRACEC. Foram considerados, também, um relatório feito em comemoração aos 20 anos do curso nesta cidade, elaborado em 1992 pelas Faculdades Integradas do Triângulo (FIT), antecessora da atual UNIT, o qual se teve acesso através da sua diretoria; bem como alguns documentos e informações obtidos no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), outros na Prefeitura Municipal de Uberlândia, na 40ª Superintendência Regional de Ensino (SER) e na biblioteca da UNIT, onde foi possível pesquisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Foram observados, também, alguns artigos publicados na imprensa local no período delimitado. O texto monográfico se divide em quatro partes distintas. O primeiro capítulo reconstrói os caminhos que o Serviço Social percorreu desde o seu surgimento, na Inglaterra do século XIX até os dias atuais. O segundo analisa a implantação do curso de Serviço Social em Uberlândia. O terceiro capítulo considera como se deu a formação dos assistentes sociais através das grades curriculares, das ementas das disciplinas existentes na instituição e dos modelos teóricos e institucionais adotados como referência. O último capítulo trata da situação e dos problemas relacionados à atuação desta categoria no mercado de trabalho local, a partir dos resultados obtidos de um questionário respondido por oitenta e seis assistentes sociais, em 1989.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Serviço Social
Formação
Uberlândia
Associação Brasil Central de Educação e Cultura (ABRACEC)
1972-1989
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Antoniette Camargo de. O assistente social em Uberlândia: formação e atuação profissional, 1972-1989. 1998. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20490
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AssistenteSocialUberlandia.pdfTCC22.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.