Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20478
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O Brasil de “É Proibido Proibir”
Author: Silva Netto, Lissian
First Advisor: Ramos, Rosangela Patriota
Summary: Este trabalho tem como objetivo abordar um debate político, estético e cultural que se desenvolveu na década de 60 através da análise da música de Caetano Veloso “É Proibido Proibir” e do manifesto que o cantor proferiu durante sua apresentação no III Festival Internacional da Canção, realizado no Teatro da Universidade Católica de São Paulo. A monografia se divide em três capítulos. O primeiro apresenta o Brasil da década de 60, em meio aos conflitos econômicos e políticos, bem como ao desenvolvimento cultural. O segundo capítulo exibe o que se tem escrito sobre a Tropicália, através de autores como Augusto de Campos, Gilberto Vasconcelos, Celso F. Favaretto e José R. Tinhorão. O último capítulo é a contextualização da música e do discurso, usando citações do próprio Caetano Veloso através de seu livro “Verdade Tropical”.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Caetano Veloso
Tropicalismo
História e Música
Ditadura Militar
Brasil
Anos 60
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA NETTO, Líssian. 1968: O Brasil de “É Proibido Proibir”. 1998. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20478
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrasilProibidoProibir.pdfTCC4.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.