Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20476
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A historicidade do banditismo social e suas representações: um estudo de O Cangaceiro de Lima Barreto e sua aplicação no ensino médio e fundamental
Author: Fazio, Rodrigo
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Ramos, Rosangela Patriota
Second member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Summary: Este trabalho busca elementos para demonstrar que os filmes podem se tornar uma rica fonte de discussão nas aulas de História, servindo como um bom material complementar. Através da análise do filme O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, de livros didáticos e alguns livros que trabalham a temática do Cangaço, o autor busca demonstrar outras perspectivas para apresentar os temas nas aulas de História. O texto da monografia se divide em três capítulos. O primeiro analisa alguns livros didáticos e apresenta os principais problemas que eles carregam evidenciando, assim, a necessidade de incorporar diferentes fontes de pesquisa. O segundo capítulo examina a bibliografia especializada relativa ao tema Cangaço, apresentando sua origem e seu desaparecimento. O último capítulo analisa o filme O Cangaceiro como fonte complementar que pode auxiliar numa melhor formação dos alunos do ensino médio e fundamental em relação ao assunto abordado. O Cangaceiro é um filme de ação e violência que retrata a vida dos “bandidos” que devastaram o Nordeste do Brasil. Obra muito interessante para apreciação dos professores quando abordarem o tema, pois foi inspirado na aventura de Virgulino Ferreira, conhecido como Lampião, o mais famoso cangaceiro nordestino dos anos 30.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: História e Cinema
Banditismo social
O Cangaceiro
Lima Barreto
Ensino de História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FAZIO, Rodrigo. A historicidade do banditismo social e suas representações: um estudo de O Cangaceiro de Lima Barreto e sua aplicação no ensino médio e fundamental. 1998. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20476
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoricidadeBanditismoSocial.pdfTCC7.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.