Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Alexsandro Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T15:32:25Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T15:32:25Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Iluminismo-Revolução Francesa | pt_BR |
dc.subject | Rétif de la Bretonne | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Casanova e a Revolução | pt_BR |
dc.title | Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta as falhas dos livros didáticos de História com o objetivo de complementar tais materiais com uma visão mais ampla da mesma. Propõe um conteúdo de História que procure resgatar a dinâmica da vida dos homens em sociedade para os alunos refletirem melhor a sua realidade social, questionarem, interagirem com a sociedade a fim de modificá-la e exercerem a cidadania. Neste sentido, aponta a insuficiência dos conteúdos de vários livros didáticos, paradidáticos e apostilas em trabalhar o tema Iluminismo-Revolução Francesa, apresentando uma historiografia mais recente que complemente ou esclareça melhor esta questão. Logo, sugere uma alternativa para compreender o binômio relacional Iluminismo-Revolução Francesa através de uma historiografia atualizada e de outros recursos para o incremento do estudo do tema. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro tece uma discussão abordando a utilização do livro didático enquanto material de ensino e suas implicações, apontando a forma superficial com que este trata a relação do Iluminismo com a Revolução Francesa. O segundo capítulo critica a bibliografia/historiografia que fundamentou os livros didáticos e os materiais consultados, para demonstrar a precocidade, a carência, a deficiência com que estes abordam o assunto. Aponta uma nova historiografia capaz de suprir as falhas presentes nos livros, esclarecendo melhor a relação do binômio a partir do submundo literário. O último capítulo analisa outra fonte complementar que pode auxiliar os alunos da educação básica na compreensão do tema - Rétif de la Bretonne - articulada à película Casanova e a Revolução (1982). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CriticaLivrosDidaticos.pdf | TCC | 13.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.