Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Alexsandro Cardoso da-
dc.date.accessioned2018-01-30T15:32:25Z-
dc.date.available2018-01-30T15:32:25Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationCRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectIluminismo-Revolução Francesapt_BR
dc.subjectRétif de la Bretonnept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCasanova e a Revoluçãopt_BR
dc.titleCrítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee2Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as falhas dos livros didáticos de História com o objetivo de complementar tais materiais com uma visão mais ampla da mesma. Propõe um conteúdo de História que procure resgatar a dinâmica da vida dos homens em sociedade para os alunos refletirem melhor a sua realidade social, questionarem, interagirem com a sociedade a fim de modificá-la e exercerem a cidadania. Neste sentido, aponta a insuficiência dos conteúdos de vários livros didáticos, paradidáticos e apostilas em trabalhar o tema Iluminismo-Revolução Francesa, apresentando uma historiografia mais recente que complemente ou esclareça melhor esta questão. Logo, sugere uma alternativa para compreender o binômio relacional Iluminismo-Revolução Francesa através de uma historiografia atualizada e de outros recursos para o incremento do estudo do tema. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro tece uma discussão abordando a utilização do livro didático enquanto material de ensino e suas implicações, apontando a forma superficial com que este trata a relação do Iluminismo com a Revolução Francesa. O segundo capítulo critica a bibliografia/historiografia que fundamentou os livros didáticos e os materiais consultados, para demonstrar a precocidade, a carência, a deficiência com que estes abordam o assunto. Aponta uma nova historiografia capaz de suprir as falhas presentes nos livros, esclarecendo melhor a relação do binômio a partir do submundo literário. O último capítulo analisa outra fonte complementar que pode auxiliar os alunos da educação básica na compreensão do tema - Rétif de la Bretonne - articulada à película Casanova e a Revolução (1982).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriticaLivrosDidaticos.pdfTCC13.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.