Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa - Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo
Author: Cruz, Alexsandro Cardoso da
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Ramos, Rosangela Patriota
Second member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Summary: Este trabalho apresenta as falhas dos livros didáticos de História com o objetivo de complementar tais materiais com uma visão mais ampla da mesma. Propõe um conteúdo de História que procure resgatar a dinâmica da vida dos homens em sociedade para os alunos refletirem melhor a sua realidade social, questionarem, interagirem com a sociedade a fim de modificá-la e exercerem a cidadania. Neste sentido, aponta a insuficiência dos conteúdos de vários livros didáticos, paradidáticos e apostilas em trabalhar o tema Iluminismo-Revolução Francesa, apresentando uma historiografia mais recente que complemente ou esclareça melhor esta questão. Logo, sugere uma alternativa para compreender o binômio relacional Iluminismo-Revolução Francesa através de uma historiografia atualizada e de outros recursos para o incremento do estudo do tema. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro tece uma discussão abordando a utilização do livro didático enquanto material de ensino e suas implicações, apontando a forma superficial com que este trata a relação do Iluminismo com a Revolução Francesa. O segundo capítulo critica a bibliografia/historiografia que fundamentou os livros didáticos e os materiais consultados, para demonstrar a precocidade, a carência, a deficiência com que estes abordam o assunto. Aponta uma nova historiografia capaz de suprir as falhas presentes nos livros, esclarecendo melhor a relação do binômio a partir do submundo literário. O último capítulo analisa outra fonte complementar que pode auxiliar os alunos da educação básica na compreensão do tema - Rétif de la Bretonne - articulada à película Casanova e a Revolução (1982).
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Livro didático
Iluminismo-Revolução Francesa
Rétif de la Bretonne
Ensino de História
Casanova e a Revolução
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa - Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriticaLivrosDidaticos.pdfTCC13.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.