Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor |
Author: | Pereira, Mário Sílvio |
First Advisor: | Almeida, Paulo Roberto de |
First member of the Committee: | Greco, João Francisco Natal |
Second member of the Committee: | Gonçalves Neto, Wenceslau |
Summary: | Este trabalho busca discutir a questão do uso do livro didático por professores e alunos no ensino de História a fim de entendê-lo como um documento histórico. Através da analise de textos de autores como Marc Bloch, M. A. Corrêa e P. L. M. Cunha, que tem em comum a temática da discussão sobre a educação, o autor aborda as seguintes problemáticas: a construção do currículo, a prática do ensino, o papel do professor e as concepções de história. Estas complementam a base da discussão sobre a questão do livro didático, tentando perceber uma forma intermediária entre os papéis que a ele se tem atribuído. O capítulo Um Documento da “História do Brasil” apresenta as impressões do primeiro contato com o livro didático “História do Brasil. Unidade Nacional: os elos da sua integração”, do autor Julierme. O tópico 2.1 procura aprofundar as primeiras interpretações, buscando revelar aquilo que está oculto, analisando os discursos de forma mais detalhada. No tópico 2.2 o autor se preocupa em problematizar a polarização corriqueira que acontece nos debates: a difamação do livro didático ou a sua utilização de forma inquestionável. No ultimo tópico, o autor discute a função do professor no processo do ensino de História, cobrando-lhe uma postura científica de reconstrução do documento histórico (livro didático) que tem em mãos. |
Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Keywords: | Construção do conhecimento histórico Livro didático Educação Professor Brasil Hoje |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PEREIRA, Mário Sílvio. Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor. 1998. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470 |
Date of defense: | 1998 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AgentesConstrucaoConhecimento.pdf | TCC | 12.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.