Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor
Author: Pereira, Mário Sílvio
First Advisor: Almeida, Paulo Roberto de
First member of the Committee: Greco, João Francisco Natal
Second member of the Committee: Gonçalves Neto, Wenceslau
Summary: Este trabalho busca discutir a questão do uso do livro didático por professores e alunos no ensino de História a fim de entendê-lo como um documento histórico. Através da analise de textos de autores como Marc Bloch, M. A. Corrêa e P. L. M. Cunha, que tem em comum a temática da discussão sobre a educação, o autor aborda as seguintes problemáticas: a construção do currículo, a prática do ensino, o papel do professor e as concepções de história. Estas complementam a base da discussão sobre a questão do livro didático, tentando perceber uma forma intermediária entre os papéis que a ele se tem atribuído. O capítulo Um Documento da “História do Brasil” apresenta as impressões do primeiro contato com o livro didático “História do Brasil. Unidade Nacional: os elos da sua integração”, do autor Julierme. O tópico 2.1 procura aprofundar as primeiras interpretações, buscando revelar aquilo que está oculto, analisando os discursos de forma mais detalhada. No tópico 2.2 o autor se preocupa em problematizar a polarização corriqueira que acontece nos debates: a difamação do livro didático ou a sua utilização de forma inquestionável. No ultimo tópico, o autor discute a função do professor no processo do ensino de História, cobrando-lhe uma postura científica de reconstrução do documento histórico (livro didático) que tem em mãos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Construção do conhecimento histórico
Livro didático
Educação
Professor
Brasil
Hoje
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Mário Sílvio. Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor. 1998. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgentesConstrucaoConhecimento.pdfTCC12.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.