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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAraújo, Divânia Aparecida-
dc.date.accessioned2018-01-30T15:27:33Z-
dc.date.available2018-01-30T15:27:33Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationARAÚJO, Divânia Aparecida. Trabalho X escola: a (re)construção da infância das crianças boias-frias em Monte Alegre de Minas. 1998. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20469-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho X escolapt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectBoias-frias mirinspt_BR
dc.subjectMonte Alegre de Minaspt_BR
dc.subjectAtualmentept_BR
dc.titleTrabalho X escola: a (re)construção da infância das crianças boias-frias em Monte Alegre de Minaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Bessa, Karla Adriana Martins-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA monografia tem como objetivo revelar como a inserção precoce da criança no mercado de trabalho, em particular os boias-frias mirins montealegrenses, retrata a miséria que atinge uma parcela significativa da população brasileira, na medida em que ela se apresenta como uma necessidade para se evitar a fome e impede a permanência das crianças na escola. A pesquisa analisa os índices de evasão nas escolas de Monte Alegre de Minas com o objetivo de demonstrar que o abandono da sala de aula está diretamente relacionado ao recrutamento do trabalho infantil para as atividades sazonais da agricultura. Logo, este trabalho se insere nas discussões recentes que já vinham mobilizando a comunidade internacional e, em particular, o governo brasileiro no sentido de criar mecanismos para impedir a exploração do trabalho infantil. No decorrer da pesquisa foi consultado um referencial bibliográfico (livros, artigos de periódicos, dissertações de mestrado) relacionado ao tema proposto para obter embasamento teórico-metodológico. Num segundo momento, utilizando os recursos da História Oral, foram realizadas entrevistas com famílias boias-frias da região de Monte Alegre de Minas, especialmente com as crianças, a fim de colher informações sobre as condições de vida desses trabalhadores e as razões que levam à inserção das crianças no mundo do trabalho. Por fim, foram colhidos e tabulados dados de cinco escolas estaduais e de uma escola municipal urbana de Monte Alegre de Minas sobre a evasão escolar para a análise do processo de evasão X trabalho. O texto monográfico é composto por três capítulos. O primeiro faz algumas considerações sobre o trabalho infantil como um dos reflexos da mecanização da agricultura e trata de alguns projetos que visam combater o mesmo. O segundo capítulo analisa a situação da criança boia-fria em Monte Alegre de Minas. O último capítulo relaciona a evasão escolar no município ao trabalho infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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