Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20469
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Trabalho X escola: a (re)construção da infância das crianças boias-frias em Monte Alegre de Minas
Author: Araújo, Divânia Aparecida
First Advisor: Lopreato, Christina da Silva Roquette
First member of the Committee: Bessa, Karla Adriana Martins
Second member of the Committee: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Summary: A monografia tem como objetivo revelar como a inserção precoce da criança no mercado de trabalho, em particular os boias-frias mirins montealegrenses, retrata a miséria que atinge uma parcela significativa da população brasileira, na medida em que ela se apresenta como uma necessidade para se evitar a fome e impede a permanência das crianças na escola. A pesquisa analisa os índices de evasão nas escolas de Monte Alegre de Minas com o objetivo de demonstrar que o abandono da sala de aula está diretamente relacionado ao recrutamento do trabalho infantil para as atividades sazonais da agricultura. Logo, este trabalho se insere nas discussões recentes que já vinham mobilizando a comunidade internacional e, em particular, o governo brasileiro no sentido de criar mecanismos para impedir a exploração do trabalho infantil. No decorrer da pesquisa foi consultado um referencial bibliográfico (livros, artigos de periódicos, dissertações de mestrado) relacionado ao tema proposto para obter embasamento teórico-metodológico. Num segundo momento, utilizando os recursos da História Oral, foram realizadas entrevistas com famílias boias-frias da região de Monte Alegre de Minas, especialmente com as crianças, a fim de colher informações sobre as condições de vida desses trabalhadores e as razões que levam à inserção das crianças no mundo do trabalho. Por fim, foram colhidos e tabulados dados de cinco escolas estaduais e de uma escola municipal urbana de Monte Alegre de Minas sobre a evasão escolar para a análise do processo de evasão X trabalho. O texto monográfico é composto por três capítulos. O primeiro faz algumas considerações sobre o trabalho infantil como um dos reflexos da mecanização da agricultura e trata de alguns projetos que visam combater o mesmo. O segundo capítulo analisa a situação da criança boia-fria em Monte Alegre de Minas. O último capítulo relaciona a evasão escolar no município ao trabalho infantil.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Trabalho X escola
Trabalho infantil
Evasão escolar
Boias-frias mirins
Monte Alegre de Minas
Atualmente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAÚJO, Divânia Aparecida. Trabalho X escola: a (re)construção da infância das crianças boias-frias em Monte Alegre de Minas. 1998. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20469
Date of defense: 1998
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoEscolaConstrucao.pdfTCC10.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.