Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20465
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Rompendo as barreiras do poder na Câmara Municipal - Uberlândia (1983-1992)
Autor: Oliveira, Eduardo Pereira de
Primer orientador: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
Primer miembro de la banca: Balbino, Carmem Lúcia Figueira
Segundo miembro de la banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Resumen: O objetivo da monografia é analisar a dinâmica das relações entre as vereadoras e os vereadores dentro do legislativo de Uberlândia, entre 1983 e 1992, buscando evidenciar como as edis desenvolveram as suas funções dentro de um espaço de poder totalmente masculino. O trabalho também visa a apreender as práticas, as resistências e a disciplinarização para além das relações de poder que envolvem o mundo da política. Estas colocações foram defrontadas com a questão de gênero buscando refletir sobre o exercício do poder e os processos de disputa na Câmara Municipal de Uberlândia. O autor quis descobrir o que levou estas mulheres à política e perceber como uma sociedade considerada progressista, ordeira e de uma moral tradicional percebia a atuação de vereadoras no poder público de Uberlândia. Outro aspecto importante a desvelar é como estas mulheres compartilhavam as suas vidas particulares com a nova postura pública que decidiram assumir enquanto representantes do povo. O corte cronológico de 1983 a 1992 corresponde ao período de maior número de vereadoras na Câmara Municipal de Uberlândia: três de 1983 a 1988 e três de 1989 a 1992. Foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais, tais como Atas da Câmara Municipal de Uberlândia, mapas eleitorais, jornais, além de entrevistas com as ex-vereadoras. Estas se apresentaram como a fonte principal, sendo analisadas com o apoio de uma bibliografia ligada à temática. O texto monográfico é composto por três capítulos. O primeiro procura comprovar o “poder” contido dentro da Câmara Municipal, um território onde os homens historicamente foram e ainda são maioria. Aborda, também, algumas considerações sobre o feminismo no Brasil. O segundo capítulo busca trazer para discussão os conflitos entre as vereadoras e os vereadores como atores de um processo histórico no qual desembocam as mais variadas formas de relacionamento e em que a discriminação às vezes é sutil, outras, explícita. O último capítulo trata da participação política das mulheres no poder legislativo local.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palabras clave: Mulher
Politica
Vereadoras
Gênero
Discriminação
Uberlândia
1983-1992
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Eduardo Pereira de. Rompendo as barreiras do poder na Câmara Municipal - Uberlândia (1983-1992). 1998. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20465
Fecha de defensa: 1998
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RompendoBarreirasPoder.pdfTCC2.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.