Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20458
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Bairro e fábrica: espaço político e participação popular. Uberlândia – 1980-1986
Author: Silva, Rosana Silvana da
First Advisor: Almeida, Paulo Roberto de
Summary: O propósito deste trabalho é analisar como os movimentos sociais se fizeram presentes na cidade de Uberlândia na década de 1980, com especial atenção para a Associação de Moradores do Bairro Dona Zulmira e a eleição sindical no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias de Uberlândia. No que se refere à associação cumpre analisar as motivações que levaram os moradores a se organizarem, e a sua relação com o poder público municipal, uma vez que sua emergência coincide com a ascensão à Prefeitura do candidato do PMDB, Zaire Rezende, empunhando a bandeira da democracia e da participação popular. Já o sindicato, nesse período, sofreu grandes mudanças ocasionadas pela luta dos trabalhadores para mudar a estrutura sindical que não agia em beneficio do trabalhador, o que não é diferente do que ocorria a nível nacional. A importância das eleições sindicais insere-se na perspectiva de discutir a origem do sindicato, as suas motivações e dificuldades e a percepção de seus vários membros com relação às questões nacionais que estão colocadas neste momento. Uma das fontes analisadas foram os jornais da cidade, Primeira Hora e Correio de Uberlândia, de 1980 a 1986. A autora também entrevistou moradores do bairro Dona Zulmira e analisou a fita gravada na 1ª Mostra do Centro de Documentação Popular (CDP), onde vários sindicalistas falaram da sua trajetória na luta sindical. O texto monográfico é composto por dois capítulos. O primeiro aborda a questão da relação da Associação de Moradores do Bairro Dona Zulmira com o poder público. O segundo capítulo analisa as oposições presentes no interior do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias de Uberlândia.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Associação de Moradores do Bairro Dona Zulmira
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias de Uberlândia
Participação popular
Uberlândia
1980-1986
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Rosana Silvana da. Bairro e fábrica: espaço político e participação popular. Uberlândia – 1980-1986. 1997. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20458
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BairroFabricaEspaco.pdfTCC5.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.