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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pinto, Luziano Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T11:47:37Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T11:47:37Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Luziano Macedo. Sociabilidade de ‘matinée’: cinema em tempos de modernidade - Uberlândia (1937-1952). 1997. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20455 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | 1937-1952 | pt_BR |
dc.title | Sociabilidade de ‘matinée’: cinema em tempos de modernidade - Uberlândia (1937-1952) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bessa, Karla Adriana Martins | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Alem, João Marcos | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos objetivos deste trabalho foi analisar como a sociedade uberlandense do início do século XX lidava com a questão cultural que perpassava o cinema como espaço de lazer, quanto às novas formas de pensar, agir, vestir, comportar-se e de relacionar-se com as outras pessoas. Outro objetivo da monografia é perceber a influência do cinema enquanto meio de comunicação de massa, na transformação da sensibilidade das pessoas. Ou seja, estabelecer a relação entre o cinema e as alterações dos valores sócio-político-culturais e da “visão de mundo” dos espectadores. A pesquisa se concentra entre 1937 e 1952, pois tal período marca o momento de maior número de inauguração de cinemas em Uberlândia. O trabalho se baseou na análise de periódicos que assumiram um papel importante na divulgação dos cinemas. Visando dar mais subsídios para realização desta monografia, foram realizadas entrevistas com pessoas que estiveram, de alguma forma, ligadas à relação “cinema e sociedade”. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro desenvolve um breve histórico dos cinemas locais e, para uma melhor compreensão deste período, apresenta a relação entre o desenvolvimento urbano e os cinemas. Nos noticiários, há sempre um elo entre a abertura de novos cinemas e uma alusão ao “progresso” local. O segundo capítulo procura transmitir ao leitor o que o autor compreende como sendo “cotidiano”. Procura demonstrar como as relações estavam se desenvolvendo neste período: por trás de uma “harmonia” aparece a problemática do preconceito. Analisa como se davam as relações sociais dentro dos cinemas. O último capítulo apresenta alguns conflitos que envolviam os donos de cinemas e o poder público local. Analisa a presença da imprensa enquanto divulgadora e formadora de opiniões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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