Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20455
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Sociabilidade de ‘matinée’: cinema em tempos de modernidade - Uberlândia (1937-1952)
Author: Pinto, Luziano Macedo
First Advisor: Bessa, Karla Adriana Martins
First member of the Committee: Ramos, Alcides Freire
Summary: Um dos objetivos deste trabalho foi analisar como a sociedade uberlandense do início do século XX lidava com a questão cultural que perpassava o cinema como espaço de lazer, quanto às novas formas de pensar, agir, vestir, comportar-se e de relacionar-se com as outras pessoas. Outro objetivo da monografia é perceber a influência do cinema enquanto meio de comunicação de massa, na transformação da sensibilidade das pessoas. Ou seja, estabelecer a relação entre o cinema e as alterações dos valores sócio-político-culturais e da “visão de mundo” dos espectadores. A pesquisa se concentra entre 1937 e 1952, pois tal período marca o momento de maior número de inauguração de cinemas em Uberlândia. O trabalho se baseou na análise de periódicos que assumiram um papel importante na divulgação dos cinemas. Visando dar mais subsídios para realização desta monografia, foram realizadas entrevistas com pessoas que estiveram, de alguma forma, ligadas à relação “cinema e sociedade”. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro desenvolve um breve histórico dos cinemas locais e, para uma melhor compreensão deste período, apresenta a relação entre o desenvolvimento urbano e os cinemas. Nos noticiários, há sempre um elo entre a abertura de novos cinemas e uma alusão ao “progresso” local. O segundo capítulo procura transmitir ao leitor o que o autor compreende como sendo “cotidiano”. Procura demonstrar como as relações estavam se desenvolvendo neste período: por trás de uma “harmonia” aparece a problemática do preconceito. Analisa como se davam as relações sociais dentro dos cinemas. O último capítulo apresenta alguns conflitos que envolviam os donos de cinemas e o poder público local. Analisa a presença da imprensa enquanto divulgadora e formadora de opiniões.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Cinema
Modernidade
Sociabilidade
Uberlândia
1937-1952
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PINTO, Luziano Macedo. Sociabilidade de ‘matinée’: cinema em tempos de modernidade - Uberlândia (1937-1952). 1997. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20455
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SociabilidadeMatineeCinema.pdfTCC17.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.