Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20439
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: (Sobre)vivências: espaço, política, saberes. As relações de compadrio em Cascalho Rico (1950-2000)
Author: Oliveira, Ailton José de
First Advisor: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
First member of the Committee: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Second member of the Committee: Oliveira, Julio César
Summary: Este trabalho monográfico objetiva analisar as relações de compadrio na política da cidade mineira de Cascalho Rico entre 1950 e 2000. O batizado após o nascimento constitui o espaço por excelência onde estas relações eram contraídas. Estas se constituíam em ambiente rural. As fontes utilizadas para a realização da pesquisa foram as certidões de batismo desde 1950 com seus dados tabulados: pai, mãe, padrinho, madrinha, data de batismo, data de nascimento, padre. Também foram realizadas entrevistas com as pessoas com maior número de afilhados e quem lhes deu filhos para batizar. Ao tomar contato com as pessoas envolvidas nestas relações, o autor descobriu um código de ética que não imaginava existir. No decorrer da pesquisa percebeu que esse código orientava as relações de compadrio no município. A monografia está dividida em quatro capítulos: o primeiro analisa o fim do modelo antigo da cidade de Cascalho Rico retratando as mudanças nesta com o passar do tempo. O segundo capítulo trata da emancipação política da cidade. Processo turbulento a nível local, mas tranquilo na esfera estadual: era de interesse de todas as partes menos de uma fração da elite local. O governo do estado precisava manter o controle e a arrecadação de áreas antes esquecidas. O terceiro capítulo mostra a tentativa da elite de reestruturar a sociedade. Aqueles que antes apenas exploravam, passaram a ser explorados também, ampliando a necessidade de retirar mais ainda daqueles que estão sob sua tutela. Por fim, o último capítulo apresenta uma nova realidade nesta cidade: Cascalho Rico entra num mundo novo ligada por uma estrada de terra a Araguari, conta com um aparelho telefônico de uso comunitário e mais quatro aparelhos na cidade. A prefeitura possui poucos recursos, seus bens imóveis e móveis estão sucateados. O prefeito não possui condição alguma de intervir na sociedade como seus antecessores.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Cascalho Rico-MG
Política
Relações de compadrio
1950-2000
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Ailton José de. (Sobre)vivências: espaço, política, saberes. As relações de compadrio em Cascalho Rico (1950-2000). 2002. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20439
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SobrevivenciasEspacoPolitica.pdfTCC12.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.