Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20438
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Homofobia de esquerda: tradição e ruptura (1960/1970)
Author: Sousa Netto, Miguel Rodrigues de
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Ramos, Rosangela Patriota
Second member of the Committee: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Summary: O objetivo deste trabalho é tentar responder por que o tema do homoerotismo não pôde ser pensado pela esquerda brasileira nos anos sessenta e setenta, tendo esta rejeitado as figuras homoeróticas em favor de um tipo especial de militante, viril. Mesmo que, em determinados momentos, como na segunda metade da década de 70, ela tenha açambarcado para perto de si o nascente movimento de liberação gay, engrossando fileiras nas lutas pela redemocratização do país. Duas obras literárias foram analisadas como possibilidades de ruptura com este modelo. A primeira, de Fernando Gabeira, dentro do campo da esquerda, e a segunda, de João Silvério Trevisan, ativista de grupos de liberação gays da década de 70. A monografia se compõe de três capítulos. O primeiro reconstitui a trajetória da esquerda nos anos sessenta e setenta, em especial daqueles grupos que optaram pela luta armada a partir do ano de 1968. Estes grupos são os que mais adotaram o modelo viril de militante em suas ações. O segundo capítulo investiga, na tradição desta esquerda, possíveis leituras que rejeitassem o homoerotismo, indícios que permitissem entender as razões, no campo ideário socialista, que tenham levado à adoção do modelo ideal de militante viril e excludente. O terceiro capítulo analisa duas obras literárias, O Crepúsculo do Macho (1980), de Fernando Gabeira, e O testamento de Jônatas deixado a David (1976), de João Silvério Trevisan como indicadores da ruptura com o modelo viril de militante. Textos que promovem a crítica à opção da esquerda por rejeitar os homoeróticos ou à tentativa de adequá-los, homogeneizando seus desejos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Homofobia
Esquerda
1960-1970
Brasil
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUSA NETTO, Miguel Rodrigues de. Homofobia de esquerda: tradição e ruptura (1960/1970). 2002. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20438
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HomofobiaEsquerdaTradicao.pdfTCC3.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.