Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20434
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Crime e violência: atributos da ordem e do progresso? (Uberlândia, 1960-1980)
Author: Souza Júnior, Geraldo Veiga de
First Advisor: Machado, Maria Clara Tomaz
Summary: Este trabalho tem como objetivo tratar do crime de lesão corporal a partir dos processos criminais na cidade de Uberlândia, entre os anos de 1960 e 1980. Foram analisados processos criminais com elaboração de dados, quadros e tabelas. Além de apreciação dos discursos das elites veiculados pela imprensa e atas da câmara municipal referentes ao tema. Para além das discussões que esse corpo documental suscitou, tal como, pensar a violência, marginalidade e exclusão social, o autor ressalta que as relações entre História e Direito tem sido sempre muito estreitas, contudo quase sempre intrincadas e ambíguas. A monografia é composta de dois capítulos. O primeiro apresenta um panorama geral da violência no país, a reação da população a ela e àqueles que deveriam protegê-la, além de como essa mesma população está tentando se auto proteger. Também analisa como Uberlândia, desde o início do século, encara a violência e a criminalidade. A seguir, passa-se a trabalhar com números relativos à violência. Várias tabelas foram elaboradas para as pesquisas, onde, por muitas vezes, uma serviu de ponto de partida para outras. Aqui se encontram dados sobre Minas Gerais e, principalmente, sobre Uberlândia, onde se deu enfoque especial aos crimes de lesões corporais, elencando dados como a quantidade de processos ano a ano, profissões dos réus e das vítimas, faixa etária dos mesmos, entre outros. O segundo capítulo volta a falar do problema da violência e criminalidade no país como um todo e apresenta um panorama em que se percebe que a guerra contra a violência está longe do fim. A seguir analisa-se como essa guerra se desenrolou em Uberlândia no período estudado e qual foi seu resultado. Temos, então, mais um conjunto de tabelas visando aprofundar ainda mais o contexto dos crimes de lesões corporais, abordando o sexo das vítimas, os motivos dos crimes e as armas utilizadas nestes. Parte-se, então, para a análise de dois processos que aparentam estar interligados. O autor tenta demonstrar como se dá o desenrolar dos processos, a inter-relação entre eles, o discurso de todas as partes envolvidas, e o resultado final dos mesmos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Processos crime
Violência
Lesão corporal
Uberlândia
1960-1980
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA JÚNIOR, Geraldo Veiga de. Crime e violência: atributos da ordem e do progresso? (Uberlândia, 1960-1980). 2002. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20434
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CrimeViolenciaAtributos.pdfTCC12.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.