Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20420
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Avesso e direito: um estudo da composição indumentária “hippie” |
Author: | Gonçalves, Denise Oliveira |
First Advisor: | Ramos, Rosangela Patriota |
First member of the Committee: | Ramos, Alcides Freire |
Second member of the Committee: | Borges, Valdeci Rezende |
Summary: | O objetivo desta monografia é refletir acerca da potencialidade da moda enquanto linguagem, seu significado e sua relevância como símbolo de contestação e resistência do movimento hippie. Buscar na linguagem das roupas o significado histórico das propostas apresentadas por esse movimento. O propósito que está presente nessa monografia baseia-se na constatação do significado da moda na contemporaneidade, o que permite perceber neste aspecto da cultura material mais que um mero reflexo da vida social: ela é hoje um dos elementos responsáveis pela legitimação e manutenção de uma ordem regida pela (i)lógica do imediatismo e do consumismo. Deste modo, o primeiro capítulo do texto monográfico apresenta uma reflexão crítica sobre a viabilidade da utilização da moda como objeto da pesquisa histórica e, através de um breve balanço bibliográfico, verifica o tratamento dado por alguns autores a este tema. O segundo capítulo é um apanhado político e social dos Estados Unidos do pós II Guerra, procurando enfatizar o clima de repressão gerado pelo Macarthismo, a emergência da cultura jovem e o significado da geração “beat” como elementos constitutivos que nortearam a atitude contestatória típica dos movimentos culturais da juventude que se desenvolveram nos idos dos anos 60. Ainda neste mesmo capítulo, analisam-se algumas questões que faziam parte do polêmico repertório de discussões dos anos 60: a sociedade de consumo, o caráter da oposição desenvolvida pelo movimento hippie e o sentido assumido pelo uso de drogas visionárias no contexto deste movimento. A discussão destas questões foi subsidiada, sobretudo, por obras de autores que se constituem em marcos teóricos fundamentais para compreensão da contracultura, como Herbert Marcuse, Theodore Roszak e Timothy Leary. A moda como forma expressiva de comunicação do movimento hippie é o fio condutor das reflexões que são desenvolvidas no terceiro capítulo. A partir da análise de Hair (Milos Forman, 1979) e de Woodstock (Michael Wadleigh, 1994) foi possível perceber o fundamento contestatório presente na composição indumentária hippie e perscrutar a natureza de alguns elementos que compõem este vestuário. Tendo, pois, como ponto de referência o movimento hippie e partindo de uma perspectiva que compreende a moda como um produto cultural que expressa uma determinada atitude perante o mundo, não se pretende esgotar a questão, e sim fornecer elementos que possam contribuir para o enriquecimento do debate acerca do potencial revolucionário desse movimento. |
Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Keywords: | Movimento hippie Valores alternativos Linguagem das roupas Estados Unidos Anos 60 |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GONÇALVES, Denise Oliveira. Avesso e direito: um estudo da composição indumentária “hippie”. 2001. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20420 |
Date of defense: | 2001 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvessoDireitoEstudo.pdf | 6.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.