Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20414
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: D. Olívia: mulher, idosa e feliz.
Author: Silva, Marta Ribeiro da
First Advisor: Ramos, Rosangela Patriota
Summary: Este trabalho monográfico, além de ser uma análise sobre a condição da mulher é, também, uma análise sobre a memória social. Por isso resgata, através da história de Olívia Calábria, um pouco da história do movimento emancipatório feminino em Uberlândia, em meados do século XX. Ele se refere, também, a episódios da “Revolução de 30” que foi um marco na vida da militante. Ao mesmo tempo a pesquisa pretende fazer uma reflexão acerca da velhice. Até que ponto é possível ser feliz na sociedade capitalista, principalmente quando se é mulher e idosa? Para responder a essas questões a autora realizou entrevista gravada em fita K7 com Dona Olívia (na época com quase 80 anos) e estabeleceu o diálogo dessa memória com seus referenciais teóricos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso. (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Olívia Calábria.
Mulher.
Memória social.
Velhice.
Uberlândia.
Militante.
Hoje.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Marta Ribeiro da. D. Olívia: mulher, idosa e feliz. 1993. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1993.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20414
Date of defense: 1993
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OliviaMulherIdosa.pdf7.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.