Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20412
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A ética da mudança: moral anarquista na Primeira República.
Author: Guimarães, Adonile Ancelmo
First Advisor: Lopreato, Christina da Silva Roquette
First member of the Committee: Simonini, Gizelda Costa da Silva
Second member of the Committee: Araújo, Hermetes Reis de
Summary: Esta monografia é composta de três capítulos que pretendem analisar a história do anarquismo, as suas interdições e o paradoxo entre o projeto político e a prática autoritária do mesmo. O primeiro capítulo, Oposição radical às formas de poder, pretende fazer um histórico e distinções do anarquismo destacando alguns aspectos que o autor considera importante para se estudar o tema como a localização e a construção do tema da moral anarquista. O capítulo Anarquismo na Primeira República: o paradigma marxista em questão, critica o marco de 30 na historiografia operária e a noção etapista de história da III Internacional, resgatando o lado positivo do conceito de espontaneísmo e as lutas entre anarquismo e marxismo dentro do campo do socialismo quando Marx e Engels elaboravam o materialismo histórico. Isto é, busca historicizar o método de análise utilizado por alguns historiadores brasileiros confrontando-o com o anarquismo e situar a pesquisa dentro de uma determinada tendência historiográfica que passou a analisar com mais desvelo o operariado da Primeira República e a participação relevante dos anarquistas nas greves e nas oposições à política hegemônica da época. O capítulo A imprensa anarquista: a formação política do trabalhador, procura identificar e expor o discurso ético libertário, demonstrar as diferenças entre a moral anarquista e a moral reformista, mostrar que as aproximações estão relacionadas ao imaginário político da Primeira República e aos limites "mentais" da época. Identificar as recusas anarquistas ao futebol, ao baile, ao tabaco, ao álcool e o porquê dessas interdições. Para tanto, o pesquisador analisou vários periódicos do final do século XIX e início do século XX.
Notes: Palavras-chave e resumos criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Moral anarquista
Autoridade
Moral burguesa
Primeira República.
Brasil
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GUIMARÃES, Adonile Ancelmo. A ética da mudança: moral anarquista na Primeira República. 2002. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20412
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EticaMudancaMoral.pdf14.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.