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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Projetos de trabalho e educomunicação: possíveis contribuições no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Work projects and educommunication: possible contributions in elementary education
Autor(es): Santos, Gilmara Ozorio da Silva
Primeiro orientador: Silva, Diva Souza
Primeiro membro da banca: Omena, Adriana Cristina
Segundo membro da banca: Bomfim, Filomena Maria Avelina
Resumo: Atualmente, o papel que a comunicação ocupa na educação é complexo e tem passado por um amplo processo de transformação, em percurso que fomenta avanços teóricos e práticos em torno do ambiente educativo. A partir desse enfoque, o olhar de estudiosos voltado para a interface entre Comunicação e Educação tem crescido gradativamente. Diante dessa abordagem, acredita-se que a Educomunicação, aliada à perspectiva de Projetos de Trabalho, poderá contribuir para fortalecer o ecossistema comunicativo na escola, a fim de resgatar o centro de interesse das aulas e promover o protagonismo juvenil dos estudantes. Destarte, a presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições conceituais e práticas do encontro entre Educomunicação e os Projetos de Trabalho para a prática pedagógica docente no ensino fundamental. Tal perspectiva desdobra-se em: aprofundar o conceito e fundamentos da Educomunicação, apresentando o diálogo entre comunicação e educação; investigar os pressupostos teórico-metodológicos dos Projetos de Trabalho como possibilidade para (re)significar a prática pedagógica docente e delinear um ponto de encontro entre Educomunicação e Projetos de Trabalho para estruturar ações propositivas a partir de Projetos Educomunicativos destinados à docentes atuantes nesse nível de ensino. O aporte teórico sobre Educomunicação foi traçado por autores como Soares (2011); Citelli (2004); Martín-Barbero (2005); Kaplún (1999); Orozco Gómez (2014); Aparici (2014) e Ângela Schaun (2002). Para o eixo Projetos de Trabalho o estudo ocorreu à luz de Dewey (1979); Hernández (1998); Leite, Oliveira e Maldonado (1998). Quanto aos procedimentos metodológicos optou-se por pressupostos da abordagem qualitativa. A trajetória do estudo teve como base a pesquisa aplicada do tipo exploratória e os dados foram obtidos por meio do levantamento bibliográfico. Alinhado com o percurso investigativo, os resultados indicaram que há possibilidade de dialogar propostas de ensino-aprendizagem entre Educomunicação e Projetos no ensino fundamental a partir de Projetos Educomunicativos para a faixa etária definida, aliando ao trabalho docente ações propositivas interdisciplinares a partir de áreas de intervenção social. Palavras-chave: Projetos de Trabalho. Educomunicação. Projetos Educomunicativos. Ensino Fundamental.
Abstract: Currently, the role that communication plays in education is complex and has undergone a wide process of transformation, in a way that fosters theoretical and practical advances around the educational environment. From this point of view, the view of scholars turned to the interface between Communication and Education has grown gradually. Given this approach, it is believed that the Educommunication, together with the Work Projects perspective, may contribute to strengthen the communicative ecosystem in the school, in order to rescue the center of interest of the classes and promote the youth protagonism of the students. Thus, the present research, developed in the Graduate Program in Communication and Society, in the Interdisciplinary Professional Master's Degree in Technologies, Communication and Education of UFU, aims to analyze the possible conceptual and practical contributions of the encounter between Educommunication and the Work Projects for teaching pedagogical practice in elementary school. This perspective unfolds in: deepening the concept and foundations of Educommunication, presenting the dialogue between communication and education; investigating the theoretical and methodological assumptions of the Work Projects as a possibility to (re) signify the teaching pedagogical practice and to delineate a meeting point between Educommunication and Work Projects to structure propositive actions from Educomunicative Projects destined to the teachers working at this level of education. The theoretical contribution on Educommunication was traced by authors such as Soares (2011); Citelli, (2004); Martín-Barbero (2005); Kaplún (1999); Orozco Gómez (2014); Aparici (2014) and Ângela Schaun (2002). For the Work Projects axis the study took place in the light of Dewey (1979); Hernández (1998); Leite, Oliveira and Maldonado (1998). As for the methodological procedures, the assumptions of the qualitative approach were chosen. The trajectory of the study was based on applied research of the exploratory type and the data were obtained through the bibliographic survey. Aligned with the investigative course, the results indicated that there is a possibility of dialoguing teaching-learning proposals between Educommunication and Projects in the elementary school from Educomunicative Projects for the defined age group, combining the teaching work with interdisciplinary propositional actions from social intervention areas. Keywords: Work Projects. Educommunication. Educomunicative Projects. Elementary School.
Palavras-chave: Projetos de Trabalho
Educomunicação
Projetos Educomunicativos
Ensino Fundamental
Work Projects
Educommunication
Educomunicative Projects
Elementary School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Gilmara Ozorio da Silva. Projetos de Trabalho e Educomunicação: possíveis contribuições no ensino fundamental. 2017. 137 p. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação). UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.17
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.17
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20320
Data de defesa: 12-Mai-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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