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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20287
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | The study of dynamic stall and URANS capabilities on modelling pitching airfoil flows |
Título(s) alternativo(s): | Um estudo sobre estol dinâmico e as capacidades da metodologia URANS na modelagem de aerofólios em arfagem dinâmica |
Autor(es): | Correa, Alexandre Felipe Medina |
Primeiro orientador: | Souza, Francisco José de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Thiago Augusto Machado |
Segundo membro da banca: | Almeida, Odenir de |
Resumo: | This document describes the investigation of the behavior of the flow over a pitching NACA 0012 airfoil at Reynolds number Re=100,000 and Re=2,500,000 of the analysis of a two-dimensional k-ω SST (Shear Stress Transport) simulation. The behavior of the flow wake at the trailing edge is studied by the analysis of streamlines for each incidence angle and results are compared by the study of theoretical concepts and experimental data. The use of standard Unsteady Reynolds-Averaged Navier-Stokes (URANS) simulation has shown accuracy in predicting stall and reattachment incidence angles for upstroke and downstroke. The simulations were also capable of capturing flow information in agreement with experiments despite the over prediction of lift and drag coefficients, due to the two-dimensional simplification. The study has also compared the two-dimensional URANS k-ω SST turbulence model simulation data with previous results from three-dimensional simulation Wall Resolved Large Eddy Simulation (LES) and two-dimensional URANS k-ε Chien turbulence model analysis, showing that the qualitative behavior of the hysteresis loop is close for the computations, although there is a quantitative deviation in the results for upstroke and downstroke in the lift coefficient. |
Abstract: | O presente trabalho descreve a investigação do comportamento do escoamento sobre um aerofólio NACA 0012 em movimento de arfagem dinâmica em números de Reynolds Re=100,000 e Re=2,500,000 através da análise da simuácão numérica bidimensional fazendo uso do modelo de turbulência k-ω SST (Shear Stress Transport). O comportamento da esteira do escoamento na região do bordo de fuga do aerofólio é estudado através da análise das linhas de corrente para cada ângulo de incidência durante o movimento de arfagem. Os resultados são comparados com estudos experimentais através de conceitos teóricos. O uso das médias de Reynolds das Equações de Navier-Stokes, ou método URANS, mostrou acurácia na predição do estol dinâmico e dos ângulos de re-aderência da camada limite para movimento ascendente e descendente do aerofólio. A simulações também foram capazes de obter informações do escoamento em concordância com os resultados experimentais apesar da sobre-predição dos coeficientes de arrasto e sustentação, devido a abordagem bidimensional. O estudo realizado também comparou os resultados da simulação bidimensional URANS do modelo de turbulência k-ω SST com análises encontradas em literatura para análise tridimensional via Simulação de Grandes Escalas (Wall Resolved LES) e também a simulação bidimensional URANS fazendo uso do modelo k-ε Chien, obtendo concordância qualitativa nos resultados dos três modelos, apesar de um visível desvio entre si para a análise do coeficiente de sustentação durante fases ascendente e descendente do movimento de arfagem. |
Palavras-chave: | Dynamic stall Estol dinâmico Pitching airfoil Arfagem dinâmica Sliding meshes Malhas deslizantes URANS Kappa-Omega SST |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CORREA, Alexandre Felipe Medina. The study of dynamic stall and URANS capabilities on modelling pitching airfoil flows. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20287 |
Data de defesa: | 3-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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