Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marina Cabrini Landim-
dc.date.accessioned2018-01-12T18:22:55Z-
dc.date.available2018-01-12T18:22:55Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marina Cabrini. OS ECOSSISTEMAS COSTEIROS E MARINHOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NAS OBRAS DIDÁTICAS. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20186-
dc.description.abstractThe objective of this study was to promote an analysis of the content on "Coastal and Marine Ecosystems" present in four didactic works of Primary School Science II. The choice of theme was due to the importance of the same with respect to the protection and conservation of such and by ecosystems. In order to analyze this, we adapted three categories with their respective evaluative axes based on the criteria and axes referenced by PNLD (BRAZIL, 2017) and the study by Vasconcelos & Souto (2003). (1) The contents, (2) the illustrations, diagrams and tables and (3) the texts, readings and complementary activities were verified. As a basis for the respective analyzes, one of the most respected books of the area, Marine Biology, was used authors Peter Castro & Michael E. Huber, published in 2012. It was possible to conclude that all the didactic works present some inconsistencies with categories and their evaluative axes and to the content verified in the book Marine Biology. However, the book Sciences, by Carlos Kantor, José Trivellato, Júlio Foschini Lisboa, Marcelo Motokane and Silvia Trivellato, 1st edition, 2015, was better evaluated as regards content, illustrations, diagrams and tables and texts, readings and complementary activities. Through this work, it was possible to perceive that, despite the relevance for teachers and students, the didactic works analyzed still have inconsistencies with respect to the presented content and, consequently, to the promotion of criticality and the students' awareness in the school environment for the preservation and conservation of these coastal and marine ecosystems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectBiologia Marinhapt_BR
dc.subjectMarine biologypt_BR
dc.subjectCostões Rochosospt_BR
dc.subjectRocky coastlinespt_BR
dc.subjectEnsino de zoologiapt_BR
dc.subjectTeaching of zoologypt_BR
dc.subjectManguezaispt_BR
dc.subjectMangrovespt_BR
dc.subjectPraias Arenosaspt_BR
dc.subjectSandy beachespt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.titleOs ecossistemas costeiros e marinhos: uma análise de conteúdo nas obras didáticaspt_BR
dc.title.alternativeCoastal and marine ecosystems: a content analysis in didactic workspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee2Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi promover uma análise do conteúdo sobre "“Ecossistemas costeiros e marinhos” presente em quatro obras didáticas de Ciências do Ensino Fundamental II. A escolha da temática se deu pela importância da mesma no que diz respeito à proteção e conservação de tais ecossistemas, promovendo assim a criticidade dos estudantes enquanto seres pensantes. Para a análise, adaptamos três categorias com seus respectivos eixos avaliativos a partir dos critérios e eixos referenciados pelo PNLD (BRASIL, 2017) e pelo estudo realizado por Vasconcelos & Souto (2003). Foram verificados (1) o conteúdo, (2) as ilustrações, esquemas e tabelas e (3) os textos, leituras e atividades complementares. Como base para as respectivas análises, foi utilizado um dos livros mais conceituados da área, Biologia Marinha, dos autores Peter Castro & Michael E. Huber, publicado em 2012. Foi possível concluir que todas as obras didáticas apresentam algumas inconsistências com relação às categorias e seus eixos avaliativos e ao conteúdo verificado no livro Biologia Marinha. Entretanto, o livro Ciências, de Carlos Kantor, José Trivellato, Júlio Foschini Lisboa, Marcelo Motokane e Silvia Trivellato, 1ª edição, 2015, foi melhor avaliado quanto ao conteúdo, às ilustrações, esquemas e tabelas e aos textos, leituras e atividades complementares. Por meio deste trabalho, foi possível perceber que, apesar da relevância para professores e estudantes, as obras didáticas analisadas ainda possuem inconsistências no que diz respeito ao conteúdo apresentado e, consequentemente, à promoção da criticidade e da conscientização dos estudantes no ambiente escolar para a preservação e conservação desses ecossistemas costeiros e marinhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EcossistemasCosteiroseMarinhos.pdf776.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.