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dc.creatorSousa Júnior, Marcelo Samora-
dc.date.accessioned2018-01-10T16:12:47Z-
dc.date.available2018-01-10T16:12:47Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, Marcelo Samora. Análise do comportamento dinâmico de rotores embarcados. 2017. 50 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20166-
dc.description.abstractIn the present work, a numerical and experimental investigation regarding the dynamic behavior of a rotating machine subjected to a base excitation is presented. Regarding the aeronautical applications, the aircraft engine is considered a typical onboard rotor which has its dynamic behavior influenced by base excitations. The mathematical model of the rotor is derived from the Lagrange’s equation and the finite element method, which is obtained by considering the strain and kinetic energies of the shaft, and the kinetic energy of the discs and mass unbalance. In this case, the base of the rotor system is considered as being rigid. The resulting differential equations are used to provide information about the vibration responses of the rotor under base and unbalance excitations simultaneously. In the numerical analysis a rotating machine composed by a horizontal flexible shaft containing two rigid discs and supported by two ball bearings was investigated. The differences between the dynamic behavior of a fixed base and onboard rotors were explored. A rotating machine is composed by a horizontal flexible shaft, one rigid disc, and two self-aligning ball bearings was used in the experimental validation of the adopted model. The vibration responses of the mathematical model and the experimental results were compared. Different analyses were performed both in the time and frequency domains, as generated by the orbits, unbalance response, and Campbell diagram. The obtained results adequately represent the behavior of the system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipINCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em Engenhariapt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica de Rotaçãopt_BR
dc.subjectRotordynamicspt_BR
dc.subjectRotores Embarcadospt_BR
dc.subjectOnboard Rotorspt_BR
dc.subjectMétodo de Elementos Finitospt_BR
dc.subjectFinite Element Methodpt_BR
dc.subjectVibration Responsespt_BR
dc.subjectRespostas de Vibraçãopt_BR
dc.subjectInvestigação Numérica e Experimentalpt_BR
dc.subjectNumerical Investigation and Experimental Investigationpt_BR
dc.titleAnálise do comportamento dinâmico de rotores embarcadospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Dynamic Behavior of Onboard Rotorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.advisor1Steffen Júnior, Valder-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838375689601075pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rogério Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236pt_BR
dc.contributor.referee3Nicoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893745254821526pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223908714489059pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação numérica e experimental sobre o comportamento dinâmico de um sistema rotativo submetido a uma excitação pela base. Na área de aplicações aeronáuticas, o motor de uma aeronave é considerado um típico rotor embarcado, no qual seu comportamento dinâmico é afetado pela excitação da base. O modelo matemático do rotor é obtido a partir das equações de Lagrange e do método de elementos finitos, considerando as energias de deformação e cinética do eixo e as energias cinéticas do disco e da massa desbalanceada. A base do sistema rotativo é considerada rígida. As equações de movimento do sistema são utilizadas para determinar as respostas de vibração do rotor a partir das excitações devido ao desbalanceamento e ao movimento da base. Na análise numérica foi investigada uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível contendo dois discos e apoiada em suas extremidades. As diferenças entre o comportamento de rotores de base fixa e em movimento foram exploradas. Uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível apoiada em suas extremidades e um disco rígido foi utilizada na validação experimental do modelo adotado. As respostas de vibração do modelo matemático construído e medidas experimentalmente foram comparadas. Diferentes análises foram realizadas nos domínios de tempo e da frequência, onde foram obtidos funções de resposta em frequência, órbitas, respostas ao desbalanceamento e o diagrama de Campbell. Os resultados obtidos representam adequadamente o comportamento do sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.42pt_BR
dc.orcid.putcode122502071-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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