Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20141
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ética profissional contábil: aspectos e considerações dos alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal do interior de Minas Gerais
Autor: Melo, Letícia Aparecida Silva
Primer orientador: Savi, Erika Monteiro de Souza e
Resumen: Muitas discussões a respeito da conduta ética se viu nos últimos anos em diversas áreas, tanto empresarial quanto política. Contudo, a ética aplicada à contabilidade é um campo extenso onde não há ampla gama de pesquisas a respeito, embora seja possível destacar algumas recentes como as de Lustosa et al. (2010), Lucena et al. (2011), Dantas, Dantas e Silva (2012) e Ganassin (2016). A partir deste contexto, o presente trabalho objetivou explicitar o entendimento dos estudantes do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FACIP/UFU acerca da ética profissional. Foi elaborado um questionário, adaptado dos estudos de Freitas, Diehl e Macagnan (2011), composto por 16 questões. A análise dos resultados se deu por meio de estatística descritiva, por meio de análise de frequências. O artigo conclui considerando possível afirmar que boa parte dos respondentes entende que a sociedade influencia na atuação ética dos profissionais. Entretanto, um número significativamente pequeno não considera a formação acadêmica como fator influente na ética para os futuros contadores. A partir disso pode-se entender que a abordagem ética durante o curso de Ciências Contábeis poderia ser mais ampla a fim de permitir uma reflexão acerca dos caminhos éticos a serem adotados pelos futuros profissionais.
Abstract: Many discussions on ethical conduct have been seen in recent years in various areas, both business and political. However, ethics applied to accounting is an extensive field where there is not a wide range of research in this regard, although it is possible to highlight some recent ones such as Lustosa et al. (2010), Lucena et al. (2011), Dantas, Dantas e Silva (2012) and Ganassin (2016). From this context, the present work aimed to explain the understanding of the students of the Course of Graduation in Accounting Sciences of the FACIP / UFU on professional ethics. A questionnaire was developed, adapted from the studies of Freitas, Diehl and Macagnan (2011), composed of 16 questions. The analysis of the results was done by means of descriptive statistics, through means of frequency analysis. The article concludes considering it possible to affirm that many respondents understand that society influences the ethical performance of professionals. However, a significantly small number do not consider academic training as an influential factor in ethics for future accountants. From this it can be understood that the ethical approach during the course of Accounting Sciences could be broader in order to allow a reflection on the ethical paths to be adopted by future professionals
Palabras clave: Ética
Responsabilidade Social
Ciências Contábeis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO, Letícia Aparecida Silva. Ética profissional contábil: aspectos e considerações dos alunos de ciências contábeis de uma universidade federal do interior de minas gerais . 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20141
Fecha de defensa: 14-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EticaProfissionalContabil.pdf642 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.